Vinho da uva goethe agrada visitantes do Connection Terroirs do Brasil

Foto: Fabiano Limas

Durante três dias a famosa Rua Coberta, em Gramado (RS), se transformou na Alameda Terroir, apresentando 51 produtos com Indicação de Procedência (IP) ou Denominação de Origem (DO) de várias regiões do Brasil durante o Connection Terroirs do Brasil. Entre os produtos se destacaram os vinhos dos Vales da Uva Goethe, a Primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina.

Anúncio

“O Connection celebra as Indicações Geográficas (IGs) e valoriza os micro e pequeno negócios, e os Vales da Uva Goethe, sendo a primeira IG de Santa Catarina é referência e representa muito bem o nosso Estado”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho.

Anúncio

No espaço montado pelo Sebrae Nacional e Sebrae Santa Catarina, foram expostos vinhos e outras bebidas com Indicação de Procedência (IP) de Santa Catarina e do Paraná. O vinho típico, único e raro, produzido no Sul de Santa Catarina, chamou a atenção das centenas de pessoas que visitaram o estande da Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (Progoethe).

“Foi muito interessante esse contato com vocês, e achei muito inusitada essa proposta de uma uva, que é considerado uma uva mais simples, mas que vocês aqui dentro dessa região conseguiram um produto de excelente qualidade, e quebraram um paradigma muito grande”, comenta o visitante Gustavo Jota.

Uva de origem americana, a goethe foi trazida para Santa Catarina em 1890 por Giuseppe Caruso Mac Donald, regente do consulado italiano com forte ligação com a vitivinicultura. A variedade recebeu o nome do escritor e filósofo alemão, Johann Wolfgang von Goethe, e se adaptou muito bem às condições de solo e clima da região. Atualmente, são 55 hectares cultivados, com seis vinícolas associadas à Progoethe, produzindo vinhos tranquilos, frisantes e espumantes goethe. 

Diversidade de produtos, sabores e histórias

Em cada canto do Brasil, a riqueza dos terroirs se reflete em produtos excepcionais que encantaram o paladar dos visitantes. No Connection Terroirs do Brasil, o público pode descobrir e saborear o melhor que as regiões brasileiras têm a oferecer.

“São produtos com tradição, originalidade, qualidade e importantes para a região do qual pertencem. O selo de Indicação de Procedência é uma forma de valorizar o produto, e os produtores, além de impulsionar o turismo e a economia”, destacou a campeã Masterchef 4, Michele Crispim. A uva surpreendeu a chef e influenciadora com aromas, sabores e história únicos.  “Provei e amei”, disse ao degustar uma taça de espumante.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Número de produtores com Selo Arte dobra no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação/Sebrae-RS Devido ao apoio e assessoria do Sebrae do Rio Grande do ...

Cordeiro tem agradado o consumidor com cortes mais atrativos e carne de qualidade

Foto: VPJ Alimentos A carne de cordeiro, antes vista como um produto exclusivo, ...

Justiça concede pensão alimentícia de R$ 420 para cachorro em tratamento

Uma decisão inédita no país concedeu o direto a um cachorro de receber ...

Agronegócio de São Paulo tem superávit 9,25% maior no acumulado de 2024

Foto: Julio Huber Suco de laranja é um dos destaques da exportação do ...

Nova espécie de margarida é descoberta no ES e já está ameaçada de extinção

Pesquisadores do INMA e da UFG encontraram a planta em expedição científica nos ...