Usinas doam 35 mil litros de álcool ao Espírito Santo para o combate ao coronavírus
Julio Huber
O Espírito Santo receberá, na próxima sexta-feira (26), 35 mil litros de etanol, para que sejam transformados em álcool em gel 70%. A iniciativa partiu das empresas associadas da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Em todo o Brasil, serão doados um milhão de litros de álcool, que serão destinados ao combate ao coronavírus (Covid-19).
Anúncio
Seis estados demonstraram interesse e vão receber a doação por meio das secretarias de saúde: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. O Espírito Santo será um dos primeiros a receberem o carregamento.
Anúncio
A Unica firmou parceria com a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) para distribuição de álcool 70 que será produzido por usinas voluntárias associadas.
No Espírito Santo, é a indústria química local que vai receber e processar esses produtos. “Elas vão fazer o processamento e o envazamento, colocando em embalagens menores. Daí as secretarias, com parceiros menores, fazem a distribuição”, explicou o presidente da Única, Evandro Gussi. Serão atendidos serviços públicos de saúde, como hospitais, unidades básicas de saúde, hospitais filantrópicos.
“O setor sucroenergético quer unir forças com os órgãos governamentais e a população para garantir que os profissionais de saúde, pacientes e familiares tenham os recursos necessários para atravessarem esse momento difícil”, disse, em nota, o presidente da Unica
A autorização para fazer o produto foi dada no último dia (19) pela Anvisa. No dia seguinte já foram iniciados os estudos onde a produção ocorrerá, em que circunstâncias, além da elaboração dos mapas logísticos.
Segundo Gussi, as autoridades de saúde dos estados disseram que o produto vai chegar no momento perfeito entre o fim dos estoques que eles ainda têm e a chegada desse estoque novo.
O presidente da Unica ressaltou a união necessária que o Brasil deve ter para enfrentar o atual momento que o país atravessa. “São 19 horas de trabalho diário do nosso time aqui. Mas a gente está feliz. Nossas associadas entendem que esse é um dever cívico que nos dá forças para trabalhar pelo Brasil”.
As empresas associadas ao Sindicom doarão o óleo diesel necessário para o transporte, enquanto os membros da ABTLP farão o deslocamento do material em veículos próprios. A operação não terá custos para os cofres públicos.
Anúncio
Anúncio