Turismo capixaba inicia 2025 com crescimento acima da média nacional
Foto: Freepik

O turismo no Espírito Santo começou o ano com o pé direito. Em janeiro, o volume de atividades turísticas no estado registrou um crescimento de 7,9% em comparação ao mesmo período de 2024. Esse resultado não apenas reforça o potencial turístico capixaba, como também supera o desempenho nacional, que teve um avanço de 3,5% no mesmo período. Além disso, enquanto o Brasil sofreu uma retração de 6,4% em relação a dezembro, o Espírito Santo seguiu na contramão, crescendo 1%.
Anúncio
Os dados, analisados pelo Connect Fecomércio-ES, são baseados no Índice de Atividades Turísticas (Iatur), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, Ana Carolina Júlio, esses números confirmam a força do setor no estado, especialmente durante a alta temporada de verão.
Anúncio
“Os resultados mostram um desempenho notável do turismo capixaba em um dos períodos mais disputados para atração de visitantes, competindo diretamente com destinos turísticos tradicionais, como Rio de Janeiro e Bahia. O Espírito Santo vem se consolidando como uma excelente alternativa para quem busca destinos diversificados e de qualidade”, destacou Ana Carolina.
Crescimento contínuo impulsiona setor
Outro fator de destaque é que o volume de atividades turísticas registrado em janeiro foi maior do que em 11 dos 12 meses de 2024, evidenciando uma trajetória de crescimento sustentado. Desde o segundo semestre do ano passado, todos os meses apresentaram desempenho superior ao mesmo período do ano anterior, com um aumento acumulado de 8,9% no último trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Esse foi o melhor quarto trimestre dos últimos 10 anos para o turismo no estado.
A continuidade desse avanço no início de 2025 reforça a resiliência do setor, que tem aproveitado as oportunidades da alta temporada para se destacar em um cenário de grande concorrência nacional.
“O Espírito Santo registrou a quarta maior variação mensal e a quinta maior variação anual do país. Em um momento em que o turismo nacional enfrentou quedas, conseguimos manter o ritmo de crescimento, o que mostra a força e o potencial do estado nesse segmento”, enfatizou Ana Carolina Júlio.
Preços mais acessíveis impulsionam fluxo turístico
Outro fator que pode estar contribuindo para esse desempenho positivo é a queda nos preços de alguns produtos turísticos. De acordo com o levantamento, as passagens de ônibus interestaduais tiveram redução de 1,97%, enquanto os pacotes turísticos caíram 1,78%. Essa redução torna as viagens para o Espírito Santo ainda mais atrativas, especialmente para turistas dos estados vizinhos, como Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
“Esses estados são alguns dos principais mercados emissores de turistas para o Espírito Santo. A queda nos preços das passagens aumenta a acessibilidade, tornando nosso destino ainda mais competitivo”, pontuou Ana Carolina.
Com esse cenário promissor e um crescimento contínuo, o turismo capixaba se posiciona como uma potência nacional, conquistando cada vez mais visitantes e consolidando-se como um dos destinos mais atrativos do Brasil.
Fonte: C2 Press
Anúncio
Anúncio