Três capixabas são finalistas no Prêmio Brasil Artesanal de Cafés Especiais Torrados

Foto: Divulgação/CNA

Julio Huber

Anúncio

Três dos cinco finalistas na categoria Arábica do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cafés Especiais Torrados, são do Espírito Santo: Manoel Protazio de Abreu – Café Família Protazio, de Dores do Rio Preto; Thiago Dias Douro – Douro Cafés Especiais, de Marechal Floriano e Emílio Messias Horst – Café do Príncipe, de Iúna, são os finalistas do Espírito Santo.

Anúncio

Completam a lista dos cinco finalistas da categoria Arábica o produtor Sidney Portilho, do Portilho Cafés Especiais, do município mineiro de Luisburgo e Michel Cristiano da Silva, da Doce Cafeina, do município de Cristina (MG).

Na categoria Canéfora, todos os cinco finalistas são de Rondônia. São eles: João Alves da Cruz – Café da Luz, de Cacoal; Marcelo Santos Lopes – Café Canindé, de Rolim de Moura; Angela Maria Coutinho Pessoa – Café Sauá, de Seringueiras; e Everaldo Gato da Silva – Sonho Real e Hel Cafés Especiais, ambos de Novo Horizonte do Oeste.

O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os jurados estiveram reunidos em Brasília, durante quatro dias, para avaliar 232 amostras de cafés especiais. Foram selecionados os dez melhores cafés especiais do prêmio, cinco na categoria Arábica e cinco na Canéfora (conilon e robusta).

Agora, os finalistas serão avaliados por um júri popular, na próxima semana. A última etapa do concurso é a análise das histórias dos participantes. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, certificados e selos, com cerimônia programada para o próximo dia 23.

Toda a avaliação utilizou metodologia da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e foi realizada sem identificação das amostras. Cada jurado recebeu um tablet e, ao acessar o código, obteve acesso a um ambiente de avaliação do produto para atribuir as notas.

O Prêmio é uma iniciativa das ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural que auxiliem na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.

De acordo com a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina, o concurso traz valorização ao produtor e promove o reconhecimento do café especial pelo consumidor final. O prêmio de cafés especiais torrados é uma realização da CNA em parceria com a Abic e Helga Andrade – Especialista em Cafés.

Fonte: CNA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

Fotos: Julio Huber Máximo e Cacilda Lorenção participam do documentário que narra a ...

Boletim Logístico da Conab aponta variações nos preços de frete e desafios para o escoamento de grãos

Foto: Freepik O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam ...

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...