Tecnologia nos céus: fiscalização agrícola é modernizada com uso de drones
Foto: Mapa

A fiscalização agrícola no Estado de São Paulo acaba de entrar em uma nova era. Pela primeira vez, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) utiliza drones para monitorar plantações e garantir o cumprimento das normas de biossegurança. A tecnologia, que agiliza processos e reduz riscos para os fiscais, foi empregada nesta semana na inspeção de áreas experimentais de cana-de-açúcar geneticamente modificada na região de Campinas.
Anúncio
O uso dos drones permite uma análise detalhada e precisa das plantações, captando imagens em alta resolução e facilitando medições antes feitas manualmente. Agora, enquanto um fiscal verifica a documentação, outro opera o equipamento aéreo, sobrevoando a área para mapear e comparar dados.
Anúncio
Três servidores acompanharam a primeira operação em São Paulo, que aconteceu na região de Campinas. A chefe da regional do Mapa, Patricia Schober, disse considerar importante incorporar às ações do ministério as tecnologias que contribuam para embasar tecnicamente o trabalho dos auditores fiscais.
“O uso de drones na fiscalização de OGM torna a ação mais ágil e eficaz, além de permitir registros importantes para esse tipo de fiscalização. Como o Mapa no Estado de São Paulo tem um especialista no assunto e os equipamentos disponíveis, seria um erro não incorporar a tecnologia a esse tipo de ação”, disse ela.
A inovação faz parte de um esforço maior para modernizar a fiscalização agrícola no país. Todos os voos são previamente autorizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e seguem as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, servidores do Mapa foram capacitados para operar os equipamentos, desde a parte técnica até as diretrizes de legislação.
E essa é apenas a primeira fase do projeto. Em 2025, a Superintendência de Agricultura e Pecuária em São Paulo (SFA-SP) receberá novas aeronaves não tripuladas, incluindo um modelo com sensor termal. Essa tecnologia permitirá fiscalizações noturnas e em condições adversas, tornando o monitoramento agrícola ainda mais eficiente.
Com os drones sobrevoando os campos paulistas, o Mapa dá um passo significativo na modernização da fiscalização, garantindo mais segurança, precisão e eficiência para o setor agrícola.
Fonte: Mapa
Anúncio
Anúncio