Sebrae lança manual para estruturar produtos do turismo de experiência

 Foto: Erivelton Viana

Para acompanhar as mudanças no comportamento dos clientes de turismo interessados cada vez mais em programas que proporcionem momentos únicos durante viagens, o Sebrae lançou o Manual da Jornada de Atendimento para Estruturação de Produtos de Turismo de Experiência, elaborado pelo Polo voltado exclusivamente para o segmento. O lançamento ocorreu durante o Impulsiona Turismo, realizado em Brasília, na última quarta-feira (11).

Anúncio

O material possui orientações de atuação para gestores, consultores e colaboradores junto aos pequenos negócios, com o objetivo de aproveitar a demanda e gerar mais faturamento, além de trazer mais competitividade e profissionalização dos serviços turísticos.

Anúncio

A Jornada é resultado da análise do mercado turístico – por meio dos estudos existentes e entrevistas com especialistas – e permite uma abordagem mais integrada entre as diferentes realidades do país, mantendo o foco nos conceitos de economia da experiência e inovação dos serviços.

Ela está dividida em seis etapas: identificação do perfil do negócio; análise da integração oferta e mercado; desenho do produto de turismo de experiência; validação do produto de turismo de experiência; acesso ao mercado e avaliação contínua.

No entanto, o manual pode ser adaptado ao estágio de desenvolvimento do empreendimento. A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência de Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espirito Santo, Renata Vescosi, ressalta que o objetivo é estruturar uma forma de atuação para agregar valor ao trabalho que os consultores e Agentes de Roteiro de Turismo (ART) fazem na ponta, junto ao público.

“Esse material é muito versátil, porque ao mesmo tempo que ele traz uma orientação para o Sistema Sebrae, traz orientações para o próprio empreendedor. É uma forma de conseguimos direcionar o atendimento nos territórios”, destacou Renata Vescosi.

POLO SEBRAE – O Polo de Referência Sebrae em Turismo de Experiência, criado em 2023, tem como objetivo estabelecer um ambiente de inteligência e disseminação de conhecimentos sobre o tema do Turismo de Experiência para o Sistema Sebrae. Com foco no desenvolvimento e fortalecimento do segmento do turismo baseado em experiências autênticas e memoráveis, o Polo tem atuado para impulsionar o empreendedorismo e a inovação nesse setor, proporcionando suporte estratégico e recursos para os empreendedores e pequenos negócios envolvidos.

O turismo de experiência é uma abordagem que valoriza as vivências únicas proporcionadas aos turistas, além dos aspectos tradicionais do turismo. É uma maneira de explorar os recursos culturais, naturais e sociais de uma região, oferecendo aos visitantes experiências autênticas, imersivas e enriquecedoras.

Texto: André Luiz Gomes/Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Convento realiza exposição de presépios de dez países

Foto: Cristian Oliveira / Assessoria de Comunicação do Convento da Penha Os franciscanos ...

Nelore Fest 2024 premia os melhores da raça Nelore do Brasil, Bolívia e Paraguai

Foto: Divulgação Evento anual reúne principais neloristas e promove lançamento do livro "ACNB ...

Praga que ataca bananal pode ser combatido com fungo encontrado na natureza

O uso de fungos selecionados pode ser uma alternativa para o controle biológico ...

Parceria entre Cooabriel e IFES impulsiona a inovação no café conilon

Foto: Divulgação/Cooabriel A Cooabriel renovou sua parceria com o Instituto Federal do Espírito ...

Sanção da Lei do Mercado de Carbono incentiva cooperativas agro

Foto: Divulgação Sistema OCB A Lei 15.042/24, que regulamenta o mercado de carbono no ...