São Mateus é reconhecida como ‘Capital Estadual das Especiarias’
Bruno Faustino
O município de São Mateus, no norte do Espírito Santo, produz pimenta-do-reino, pimenta rosa, pimenta jamaica, macadâmia, urucum, gengibre, entre outras especiarias e receberá, em breve, o título de “Capital Estadual das Especiarias”.
Anúncio
A demanda foi articulada pela Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (COOPBAC). A PL 79/2020, de autoria do ex-deputado Freitas, foi apresentada para apreciação pela Assembleia Legislativa, no último dia 04, e, agora, foi sancionada pelo governador Renato Casagrande.
Anúncio
O Espírito Santo é, atualmente, o maior produtor e exportador de pimenta-do-reino do Brasil. Este ano, os produtores capixabas devem produzir entre 45 e 50 mil toneladas da especiaria. São Mateus é o município que mais produz pimenta-do-reino no Estado.
Entre janeiro e abril, o país exportou 42.741,76 toneladas de especiarias, resultando num montante de U$ 88,48 milhões, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Estados Unidos, Emirados Árabes, Alemanha e Vietnã foram os principais compradores das especiarias brasileiras.
Anúncio
Anúncio