RuralturES terá encontro nacional de Indicação Geográfica

Foto: Julio Huber

A programação da 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES) está repleta de atividades. Além da feira com dezenas de expositores dos municípios capixabas, haverá uma intensa agenda durante os quatro dias do evento (de 05 a 08 de setembro), que será realizado na Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Estado.

Anúncio

Uma das atividades será o Encontro de Indicação Geográfica (IG) com a Rede Federal, entre os dias 04 e 06 de setembro, no auditório do Ifes Campus Venda Nova. A ação está sendo organizado com apoio da incubadora do campus. As vagas são limitadas.

Anúncio

O encontro é uma oportunidade para os interessados em IGs e espera reunir especialistas, produtores, estudantes e membros de associações para discutir, aprender e trocar experiências sobre a importância e o impacto das Indicações Geográficas no desenvolvimento econômico e cultural. Os participantes terão a oportunidade de participar de workshops, visitas técnicas, painéis temáticos e muito networking, além de conferir os resultados dos trabalhos dos coordenadores envolvidos, destacando os sucessos e desafios enfrentados na execução dos projetos de IG.

Clique aqui e leia uma reportagem especial sobre Indicação Geográfica

A data foi organizada paralelamente à RuralturES em parceria com o Sebrae/ES e Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB). Na Feira, haverá um estande dedicado à promoção das IGs dos participantes do projeto nacional. “Venda Nova do Imigrante foi escolhida como sede pelo extraordinário trabalho que desenvolve com o agroturismo, sendo referência no modelo, além da realização da RuralturES, que soma a experiência e a proposta de conectar produtores e visitantes para conhecer oportunidades de negócios do turismo e a possibilidade de gerar benchmarking para as Indicações Geográficas”, destaca o coordenador do projeto de apoio às IGs, o professor Huarley Pratte Lemke.

“O espaço permitirá a valorização e a proteção da identidade cultural e da qualidade dos produtos regionais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e o turismo sustentável. A participação dos representantes das IGs na RuralturES enfatiza a crescente visibilidade e valorização dos produtos que possuem depósito de propriedade industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, acrescenta a coordenadora geral de Extensão e da Incubadora do Ifes Venda Nova, Zamora Cristina.

O Encontro marca a conclusão do Edital nº 03/2022 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), executado pelo Ifes e Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que apoia as Indicações Geográficas. Durante os três dias de programação, serão promovidas capacitações, colaboração e impacto comunitário, com o objetivo de atualizar conhecimentos, pesquisas e tendências na área de propriedade industrial e extensão.

Só para se ter ideia da importância desse registro conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o Espírito Santo alcançou, em 2023, o total de dez Indicações Geográficas. São elas: Panelas de Barro de Goiabeiras, Mármore de Cachoeiro de Itapemirim, Cacau em amêndoas de Linhares, Inhame de São Bento de Urânia, Café Conilon do Espírito Santo, Cafés Arábica das Montanhas do Espírito Santo, Café Arábica do Caparaó, Pimenta-rosa de São Mateus, Pimenta-do-reino do Espírito Santo, Socol de Venda Nova do Imigrante e a mais recente IG do Brasil, o Beiju de Sapé do Norte.

CAPACITAÇÃO E COLABORAÇÃO – Aproximadamente 150 pessoas são esperadas no evento, incluindo servidores, estudantes, membros de associações/cooperativas e público externo, especialmente os produtores responsáveis pelas IGs. O evento abordará os eixos indicativos, com destaque para a estruturação de Indicações Geográficas (Eixo II) e a promoção e fortalecimento de negócios por meio de incubação (Eixo III). A programação inclui visitas técnicas a locais como o Laboratório de Análise e Pesquisa em Café do Ifes, a Associação dos Produtores de Socol e diversas fazendas e cervejarias locais.

Entre os convidados e palestrantes estão Higor Freitas, economista e gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra, e Sérgio Vicente de Azevedo, doutor em Ciências Biológicas com vasta experiência em genética e gestão ambiental. Além deles, Fernanda Barbosa Borges Jardim, diretora-geral do Polo de Inovação e Unidade Embrapii IFTM Soluções Agroalimentares, também compartilhará conhecimentos em ciência e tecnologia de alimentos.

O evento é financiado e fomentado pela Setec/MEC e gerido pelo IFSP em parceria com o Ifes. Conta ainda com o apoio do Sebrae e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além da operacionalização financeira da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto). Inscrições e programação estão disponíveis no site oficial do evento: https://www.even3.com.br/encontro-de-indicacoes-geograficas-com-a-rede-federal/.

Saiba mais e veja a programação da RuralturES, clicando aqui!

Fonte: Assessoria de Imprensa RuralturES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

Fotos: Julio Huber Máximo e Cacilda Lorenção participam do documentário que narra a ...

Boletim Logístico da Conab aponta variações nos preços de frete e desafios para o escoamento de grãos

Foto: Freepik O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam ...

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...