RuralturES 2022 já está confirmada, após sucesso da edição deste ano
A edição de 2021 da Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES), que terminou no último domingo (28), em Venda Nova do Imigrante, surpreendeu o público que compareceu ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”. A estrutura nos padrões das feiras nacionais do setor, as centenas de atrativos e a conexão com o ambiente rural e suas experiências agitaram a “Capital Nacional do Agroturismo” e, por isso, o evento vai ganhar uma segunda edição em 2022.
Com o tema “Turismo de Experiências”, a Feira foi realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. O apoio foi da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar-ES) e Comercial (Senac-ES) e patrocínio do Sicoob.
Anúncio
Durante os quatro dias de programação, stands divulgaram os nove municípios das montanhas capixabas e 12 cervejarias artesanais. Proprietários e produtores de cafés estavam no “Espaço CafÉS”, e foram lançados 21 novos produtos de experiência na região. O cumprimento aos protocolos sanitários norteou todo o planejamento do evento, tanto nos atrativos quanto na distribuição dos espaços, para garantir a segurança dos participantes.
Anúncio
Além disso, a RuralturES contou com propriedade sustentável modelo (Incaper), auditório “Prosa de Negócios” (Sebrae/ES), onde empreendedores puderam apresentar seu produto/serviço em cinco minutos, stand do Senac/ES com workshops relâmpago, feira com 65 expositores de 16 municípios capixabas, mini fazendinha, mais de 20 aulas show na “Cozinha Show”, ciclismo virtual, “Rancho do Tropeiro”, passeios de mula, apresentações musicais e de danças folclóricas, palestra, tombo da polenta gigante e produção ao vivo de açúcar mascavo e pé de moleque.
A RuralturES é fruto da Ruraltur, evento nacional que teve sua última edição, em 2019, em Venda Nova do Imigrante, após anos sendo realizada no Nordeste do Brasil. O intercâmbio acabou despertando o interesse dos Sebrae de Minas Gerais e de São Paulo e representantes de circuitos turísticos e de fóruns de turismo da Paraíba em estar presentes na feira do Espírito Santo. Além de stands, os gestores dos Estados convidados também participaram de famturs nos principais destinos de agroturismo das montanhas capixabas.
O presidente do Convention, Leandro Carnielli, destacou que a RuralturES é um projeto construído a várias mãos, desde o conceito até a montagem do evento em si. “A RuralturES faz com que os empreendedores se sintam parte de um processo e dá sustentabilidade aos seus projetos com motivação. Acompanhei todas as edições nacionais, mas esta pra mim foi imbatível, acima das expectativas, porque juntou todo mundo para fazer. Foi oportunidade de desenvolver o segmento do turismo rural e tornar as montanhas capixabas ainda mais conhecidas”, disse.
Fonte: Assessoria de imprensa Ruraltures
Anúncio
Anúncio