Queijos brasileiros conquistam 14 medalhas em competição mundial

O Brasil conquistou 14 medalhas na 33ª edição do “World Cheese Awards”, considerada a mais prestigiada competição de produtores de queijo do mundo, realizada em Oviedo (Espanha), na primeira semana de novembro. Os produtores brasileiros receberam ao todo 14 medalhas, sendo duas de ouro, que foram obtidas pelo queijo catarinense “Vale do Testo”, produzido pela empresa Pomerode, e o mineiro “Serra das Antas”, tipo Reblochon. O queijo escolhido como o melhor do mundo nesta edição foi produzido pela marca espanhola Quesos y Besos

O queijo “Vale do Testo” é produzido com leite de vaca e semiduro. O processo de produção inclui seis meses de maturação, período no qual o produto passa por um processo que intensifica suas características aromáticas. O queijo da Serra das Antas tem textura compacta, semimole e sabor suave. Os 12 outros queijos premiados com medalhas de prata ou bronze são todos produzidos em São Paulo ou Minas Gerais (predominantemente na Serra das Antas).

Anúncio

A analista do Sebrae, Claudia Stehling, destaca a importância dessa conquista para os produtores de queijo brasileiros. O Sebrae tem uma atuação importante neste segmento, voltada principalmente para os pequenos produtores artesanais. “Temos atuado junto ao Ministério da Agricultura para a implementação de normativas que contribuam no apoio aos pequenos produtores. Uma dessas medidas refere-se ao selo-arte, que permite o trânsito do queijo e outros produtos de origem animal entre os diferentes estados da Federação”, comenta Cláudia.

Anúncio

Atualmente o Sebrae assiste diretamente produtores artesanais de queijo, por meio de projetos e oportunidades de acesso a novos mercados e realiza um trabalho de mapeamento para identificar outros pequenos produtores que poderiam ser beneficiados com a obtenção do selo-arte. “Além disso, o Sebrae está realizando um inventário para localizar os produtos artesanais típicos e regionais que serão divulgados  por meio de uma plataforma digital que a instituição está desenvolvendo e que vai funcionar como uma vitrine para esses produtos”, complementa Cláudia.

Fonte: Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Pecuária leiteira capixaba cresce com genética avançada e silagem de alta qualidade

O Espírito Santo vem dando passos decisivos na transformação da pecuária leiteira, impulsionado ...

Projeto da Ales incentiva cultivo de maracujá no Sul do Espírito Santo

Foto: Eduardo Dias O projeto Arranjos Produtivos, promovido pela Assembleia Legislativa (Ales), deu ...

Produtores de algodão da Bahia inauguram o maior Centro de Análise de Fibras da América Latina

Solenidade, com presença do governador da Bahia, também marca a posse da nova ...

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova do Imigrante

Fotos: Wanda Ferreira Texto: Edézio Peterle “Fica sempre um pouco de perfume nas ...

Mais de 18 toneladas de arroz são apreendidas por irregularidades durante fiscalizações

Foto: Mapa Mais de 6 mil quilos de arroz tipo 5 que era ...