Primeiros cursos de análise de café no Brasil seguem padrão do ‘Coffee Value Assessment’

Sistema de avaliação lançado pela SCA leva em conta as preferências de consumidores e diferentes contextos de consumo, como avaliações física, descritiva, afetiva e extrínseca

Uma parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Specialty Coffee Association (SCA) trouxe ao Brasil os primeiros cursos de formação Coffee Value Assessment (CVA), realizados entre 10 e 13 de setembro no LuccaLab, em Curitiba (PR).

O CVA é o novo protocolo de avaliação de cafés, lançado pela SCA em 2023. Além de analisar a qualidade do sabor, como nos métodos anteriores, o CVA também considera atributos extrínsecos, como práticas sustentáveis e preferências de consumidores e importadores. Segundo Luiz Roberto Saldanha, conselheiro da BSCA e da SCA, o sistema se diferencia ao separar a avaliação descritiva da afetiva, permitindo maior precisão.

Anúncio

O método também introduz uma escala para medir a doçura no café, algo essencial para o Brasil, onde esse atributo é valorizado. Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, explica que o CVA veio para substituir o tradicional protocolo de cupping, trazendo uma abordagem mais inclusiva e flexível, levando em consideração as preferências do consumidor final e diferentes métodos de preparo.

Anúncio

Fonte: BSCA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...

Encontro reúne 250 jovens de cooperativas mirins de todo o Espírito Santo

Foto: Sicoob Cerca de 250 jovens de 8 a 17 anos de todo ...

Agrinho 2024 teve recorde em participação de projetos e público

O Agrinho 2024 não foi apenas mais uma edição do programa; foi uma ...