Ondas gigantes atingirão litoral do ES, RJ, SP, RS, SC e PR

Foto: Freepik

A intensificação dos ventos sobre o oceano, causada pela passagem de dois ciclones extratropicais, provocará forte agitação marítima no litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil durante o primeiro fim de semana de abril. A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para o trecho entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), válido das 21h de quinta-feira, 3 de abril, até as 9h de sábado, 5 de abril, com ondas previstas entre 2,5 e 3,5 metros.

Anúncio

Detalhamento por Região:

Anúncio

  • Região Sul: O mar começará a se agitar na noite de quinta-feira (3), no extremo sul do Rio Grande do Sul. Durante a sexta-feira (4), a agitação marítima se espalhará rapidamente pelos litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No litoral do Paraná, as ondas aumentarão ao longo da tarde de sexta-feira, podendo atingir picos de até 2,5 metros. Essa condição de mar agitado persistirá durante todo o fim de semana.
  • Região Sudeste: No litoral de São Paulo, a intensificação dos ventos ocorrerá na sexta-feira (4), com a passagem de uma frente fria, mantendo o mar agitado durante o fim de semana. As ondas poderão alcançar picos de 2,0 a 2,5 metros no sábado e de 1,5 a 2,0 metros no domingo. No litoral do Rio de Janeiro, a agitação marítima começará na madrugada de sábado (5), com ondas crescendo rapidamente ao longo do dia e podendo atingir picos de até 3,0 metros. Essa condição persistirá até segunda-feira (7). No Espírito Santo, o mar começará a subir na noite de sábado (5), intensificando-se no domingo, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros, mantendo-se agitado também na segunda-feira.

CAUSAS – A condição de mar muito agitado deve-se à intensificação dos ventos sobre o oceano, resultante da passagem de dois ciclones extratropicais. Um deles, de menor porte, organiza-se na costa gaúcha nesta quarta-feira (2), sem grande impacto na agitação marítima. O outro, um grande sistema, desloca-se pela costa da Argentina na quinta-feira (3), gerando uma extensa agitação no oceano, com grandes ondas que se deslocarão para a costa brasileira nos próximos dias. Além disso, um grande sistema de alta pressão atmosférica, que se desloca do interior da Argentina para o litoral do Uruguai entre 4 e 5 de abril, contribuirá com ventos moderados a fortes, mantendo o mar agitado.

RECOMENDAÇÕES – A Marinha do Brasil recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nessas áreas e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao estado do mar e dos ventos. Além disso, é aconselhável que os navegantes consultem as informações meteorológicas antes de se fazerem ao mar e que os banhistas evitem entrar no mar durante o período de agitação.

Para mais informações e atualizações, consulte os boletins da Marinha do Brasil e os serviços de meteorologia locais.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nova variedade de arroz com alta qualidade de grãos será lançada na Tecnoshow

Foto: Freepik A Embrapa escolheu a maior feira agrícola do Centro-Oeste, a Tecnoshow ...

Jornalista Leonardo Nunes assume a Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Após cinco anos na comunicação do governador paraense Helder Barbalho (MDB), o jornalista ...

Dezesseis produtos agrícolas terão bônus de até 65% no mês de abril

Foto: Freepik Agricultores familiares que comercializam 16 produtos terão bônus de descontos do ...

Coordenador do Senar-ES é reconhecido com prêmio nacional de excelência na Assistência Técnica e Gerencial

O capixaba Vinicius Maline Tavares, coordenador da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do ...

Turismo rural de experiência no Espírito Santo oferece vivências autênticas no campo

Joelma Kuster exibe os morangos da propriedade da família em Forno Grande, em ...