Novas regras de qualidade e identidade do presunto são aprovadas

Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta terça-feira (18), a Portaria nº 765 que aprova o novo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) do presunto cozido, presunto cozido superior, presunto cozido tenro e do presunto cozido de aves.

Anúncio

As novas regras se aplicam aos tipos de presunto cozido produzidos e buscam conferir uma identidade aos produtos, garantir a segurança e inocuidade, bem como padronizar entendimentos e atender às demandas do setor produtivo.

Anúncio

Entre as melhorias, tem-se a definição de 25% como limite máximo de colágeno presente em relação à proteína total do produto final para manter a qualidade das matérias-primas cárneas utilizadas, bem como a característica do produto. Para o presunto cozido de aves, a quantidade de colágeno em relação à proteína total deverá ser de no máximo 10%.

Na fabricação, as regras de moagem da matéria-prima cárnea passam a ser de no máximo 10% para o presunto cozido e de no máximo 5% para o presunto cozido tenro. Já para o presunto cozido superior, não é permitida a moagem da matéria-prima. Essa medida busca padronizar entendimentos e manter a identidade do produto tradicional.

Outra mudança está na atualização do mínimo de proteína de 14% para 16% e relação umidade/proteína máximo de 5,35 para 4,8 para o presunto cozido. Para o presunto cozido superior e o presunto cozido tenro os parâmetros físico-químicos não foram alterados.

Já os parâmetros físico-químicos para o presunto cozido de aves foram definidos como proteína mínima 14%, carboidratos máximo 2% e relação umidade/proteína máximo 5,2.

Os presuntos cozido; cozido superior; e cozido tenro são produtos cárneos obtidos exclusivamente de cortes íntegros de pernil suíno. Já o presunto cozido de aves é o produto cárneo obtido exclusivamente de carnes do membro posterior de aves desossadas, moídas ou não.

A norma entra em vigor a partir de 2 de maio e os estabelecimentos registrados no Mapa terão o prazo de um ano para se adequarem às condições previstas na portaria.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

O futuro do campo nas mãos das novas gerações

“O que você quer ser quando crescer?” A pergunta que todos ouviram na ...

Auditorias no setor de importação de bebidas identifica 1.255 irregularidades

Em 2024, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária ...

Exportações do agro brasileiro batem recorde em setembro

Foto: Freepik Setor registrou crescimento de 3,6% em comparação ao mesmo período no ...

Dia da Mulher Rural comprova o protagonismo feminino no agronegócio brasileiro

Foto: Freepik Presença forte no agronegócio brasileiro, a participação feminina tem crescido nos ...

Empreendedores capixabas terão 60% de desconto para envio de mercadoria pelos Correios

Foto: Cicero Modolo A partir desta segunda-feira (14), os donos de pequenos negócios ...