No Dia do Produtor Rural, Sistema Faes/Senar-ES destaca ações em prol dos agricultores
Foto: Julio Huber
Neste domingo (28) celebra-se o dia de quem é responsável por garantir alimento de qualidade aos brasileiros e por movimentar grande parte da economia nacional: o produtor rural. E um dos apoiadores de agricultores é o Sistema Faes/Senar-ES, que trabalha para levar educação e oportunidades aos homenageados de hoje.
Anúncio
E no Espírito Santo há o que comemora. O estado possui cerca de 78.000 estabelecimentos agropecuários, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses estabelecimentos englobam todos aqueles que trabalham diretamente com atividades rurais, desde pequenas propriedades familiares até grandes fazendas.
Anúncio
É por meio desses produtores que a maior parte da economia capixaba é movida. O agronegócio do Espírito Santo, além de ser vital para o estado, ainda tem ganhado cada vez mais visibilidade pelo Brasil afora.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes), junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), são instituições importantes para empreendimentos rurais de sucesso. “Atuamos para que o produtor rural capixaba esteja fortalecido e amparado pelas ações da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e do nosso Sistema. Afinal, o trabalho deles é imprescindível para garantir alimentos na mesa de cada cidadão e para o desenvolvimento da economia do nosso estado”, aponta o presidente da Faes, Júlio Rocha.
O superintendente adjunto do Senar-ES, Fabrício Gobbo, fala sobre a satisfação de ver histórias de sucesso dos trabalhadores rurais. “Nós do Sistema nos orgulhamos dos resultados alcançados pelos produtores rurais. Tanto na cafeicultura, que é nosso carro-chefe, quanto em todas as culturas cultivadas no estado. Ficamos felizes de ver a evolução de cada família que é atendida pelo Senar”, ressalta.
Parte dos atendimentos feitos pelo Serviço ocorrem por meio da Assistência Técnica e Gerencial, a ATeG. Através do programa, produtores rurais de todos os cantos do Espírito Santo são assistidos a fim de aprimorar seus negócios, começando com um diagnóstico produtivo, passando por um planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional, e indo até a avaliação de resultados. Isso tudo de forma individualizada e adaptada para a realidade de cada um.
Um exemplo de progresso e orgulho é o Emílio Horst, cafeicultor de Iúna que viu seu Café do Príncipe entre os finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cafés Especiais Torrados. O produtor de arábica aponta a importância da ATeG para chegar neste patamar. “A Assistência Técnica e Gerencial foi fundamental para melhorar a gestão do nosso sítio, auxiliando-nos na organização financeira, no planejamento estratégico e na tomada de decisões importantes. Isso nos permitiu otimizar recursos, reduzir custos e aumentar a eficiência da nossa produção”, afirma.
Além da ATeG, os produtores capixabas ainda podem contar com serviços de formação profissional e de promoção social, o primeiro focado em treinamentos de aprendizagem rural, e o segundo em habilidades pessoais e sociais.
A superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato, faz questão de reconhecer o mérito dos agricultores do estado. “O Sistema está aqui para que cada trabalhador rural possa contar conosco, dentro de todos os nossos serviços. Mas neste Dia do Produtor Rural nós só temos a agradecer aos produtores capixabas. Nosso muito obrigada por tudo o que vocês fazem no campo”, destaca.
O Dia do Produtor Rural é uma celebração que destaca a dedicação de homens e mulheres que trabalham para manter a economia do Espírito Santo a todo vapor e fazer com que o melhor chegue às mesas das famílias brasileiras. O reconhecimento do Sistema a esses profissionais reafirma o compromisso com o desenvolvimento rural, garantindo um futuro próspero para nossos produtores capixabas.
Texto: Carolina Vieira – Assessoria de Comunicação Sistema Faes / Senar-ES
Anúncio
Anúncio