Mulheres se unem para fortalecimento feminino no agro capixaba
Foto: Senar/ES

Com o objetivo de fortalecer a presença feminina no setor agropecuário do Espírito Santo, um grupo de mulheres, formado por indicadas pelos Sindicatos Rurais, se reuniram pela primeira vez para discutir as primeiras ações da Comissão Capixaba das Mulheres do Agro.
Anúncio
As membras desta Comissão unirão esforços em prol do fortalecimento das mulheres do setor agropecuário no Espírito Santo para concretizar projetos em benefício das produtoras rurais. A iniciativa busca reunir mulheres de diferentes regiões, realidades e interesses, criando uma rede de apoio e divulgação de ações em todo o estado.
Anúncio
A analista técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e representante da entidade na Comissão, Fernanda Fleury, explica a necessidade da criação do grupo.
“A Comissão é instrumento importante para desenvolver a liderança de mulheres no setor agropecuário, além de ampliar e fortalecer cada vez mais a participação feminina no sistema sindical rural capixaba, incentivando uma maior representação política e técnica”, destaca.
Durante o encontro, as participantes assistiram uma palestra sobre a Identidade Feminina, outra sobre Planejamento Estratégico, e foram apresentadas à Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA.
Também foi lançada a primeira ação da Comissão, que consiste na formação de grupos municipais, onde as integrantes irão identificar e mobilizar mulheres rurais, criando um ambiente propício para o desenvolvimento das ações futuras.
A partir dessa base estruturada, a comissão pretende abordar temas essenciais como saúde da mulher, violência de gênero e outros desafios enfrentados pelo gênero feminino.
A analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), Munik Muniz, que é também o apoio técnico do Senar na Comissão Capixaba, ressalta que a ideia é colocar o grupo como protagonista de ações voltadas para as mulheres.
“O foco é disseminar as iniciativas pelo estado. Então temos vários municípios representados na Comissão, e essas mulheres irão levar as decisões tomadas em conjunto para os seus municípios. Elas serão assessoradas pela equipe técnica do Senar-ES e por prestadores de serviço que ajudarão no desenvolvimento dos projetos”, afirma.
Entre os projetos em que a Comissão Capixaba das Mulheres do Agro estará à frente, está o Elas no Agro Capixaba. O programa que leva empoderamento às mulheres do agro, terá a Comissão como responsável por desempenhar o papel na articulação das atividades junto aos municípios. Com a Comissão, as mulheres do agro no Espírito Santo ganham um espaço fortalecido para ampliar suas vozes e garantir avanços significativos para o setor.
Texto: Carolina Vieira – Faes / Senar-ES
Anúncio
Anúncio