Mulheres que atuam no agronegócio representam 30% do segmento
Foto: Divulgação
Julio Huber
Anúncio
Uma pesquisa realizada recentemente pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) apontou que as mulheres que atuam no agronegócio são responsáveis pela gestão de, no mínimo, 30% do segmento. Tendo em vista que o setor representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, as mulheres desse setor da economia são responsáveis pela condução de pelo menos 8% do PIB nacional, algo em torno de US$ 165 bilhões.
Anúncio
Segundo um estudo realizado pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da ESALQ/USP, nos últimos anos houve um aumento de 8,3% do número total de mulheres trabalhando no agronegócio. Diante desse cenário, a participação da mulher no mercado de trabalho nesse segmento, cresceu consistentemente entre 2004 e 2015, passando de 24,11% para 27,97%. Já o número de homens atuando no setor diminuiu 11,6%.
É importante destacar que o aumento da participação feminina no agronegócio ocorreu na categoria de empregadas com carteira assinada, principalmente entre 2009 e 2013. Essa informação é de extrema relevância em função do perfil do setor, que é caracterizado por um nível de informalidade maior que a média da economia.
A fundadora da rede AgroMulher, Vanessa Sabioni, que é engenheira agrônoma e Mestre em Fitopatologia, destacou que apesar da informalidade do setor, percebe-se que a cada dia as mulheres buscam melhorar sua qualificação profissional, através de cursos, palestras e troca de informações com outras colaboradoras do setor. “Em minhas palestras e consultorias pelo país, percebo uma preocupação muito maior pela busca de aprendizado e qualificação”, declara.
Anúncio
Anúncio