Máquinas de café fora das normas de segurança serão interditadas durante a colheita
Foto: Julio Huber

Produtores de café devem redobrar a atenção às normas de segurança nesta colheita. Máquinas recolhedoras que não estiverem adequadas às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego serão lacradas e interditadas durante as fiscalizações em propriedades rurais.
O alerta foi feito pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo (SRTE-ES) durante reunião do “Pacto do Trabalho Decente na Cafeicultura”, com a presença de produtores, sindicatos e representantes de fabricantes de máquinas.
Equipamentos adquiridos antes de 2024 ainda não contam com os ajustes obrigatórios, como o botão de pânico — item essencial para o travamento rápido da máquina em caso de emergência. Essas adaptações precisam ser feitas com o kit de adequação disponível no mercado.
Anúncio
As fiscalizações serão mais rigorosas, e não haverá tolerância para irregularidades. A recomendação é que os produtores regularizem seus equipamentos antes do início da colheita para evitar autuações.
Outra exigência é o treinamento dos trabalhadores que vão operar as recolhedoras. O Senar-ES oferece capacitação gratuita sobre operação e manutenção das máquinas, com 16 horas de carga horária. O curso inclui conteúdo técnico e prático, com foco nas normas de segurança NR-12 e NR-31. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos.
Anúncio
O Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais reforça que o cumprimento das normas evita acidentes e garante um ambiente de trabalho mais seguro nas lavouras capixabas.
Fonte: Senar-ES
Anúncio
Anúncio