Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reafirma o compromisso da agropecuária brasileira com a qualidade, a legislação e as boas práticas agrícolas, em alinhamento com as normas internacionais.
Nesse contexto, repudia as declarações do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, a respeito das carnes produzidas pelos países do Mercosul. No caso específico do Brasil, o sistema de Defesa Agropecuária do Mapa, reconhecido por seu rigor, sustenta a posição do país como maior exportador global de carne bovina e de aves. O Brasil mantém relações comerciais com cerca de 160 países e atende aos mais altos padrões, incluindo os exigidos pela União Europeia, que há mais de quatro décadas certifica a qualidade e a sanidade das carnes brasileiras.
Anúncio
O Brasil, que possui uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo, atua com total transparência no setor. Recentemente, apresentou à União Europeia propostas de modelos eletrônicos que atendem ao Regulamento de Desmatamento da União Europeia (EUDR), reforçando o compromisso com uma produção rastreável. Além disso, modelos privados de rastreabilidade brasileiros têm amplo reconhecimento e aceitação nos mercados europeus.
Anúncio
O Mapa lamenta que posturas protecionistas possam induzir consumidores a percepções equivocadas, desprovidas de base técnica. Ressalta, ainda, que não acredita em uma ação coordenada de empresas francesas para dificultar o avanço do Acordo Mercosul-União Europeia, debatido na cúpula do G20 nesta semana. No entanto, deixa claro que não aceitará tentativas de desmerecer a qualidade, a segurança ou os compromissos ambientais dos produtos brasileiros.
Por fim, o Ministério reforça o papel da agropecuária nacional na produção de alimentos de qualidade, seguros e sustentáveis, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional global.
Fonte: Mapa
Anúncio
Anúncio