Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova do Imigrante

Fotos: Wanda Ferreira

Texto: Edézio Peterle

Anúncio

“Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas…” As mãos generosas das mulheres da Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova do Imigrante ganham mais um capítulo em sua história. Na verdade, mais que um capítulo, um livro que conta os 45 anos de atividades dessa instituição que tem o voluntariado como forma de exercer o amor ao próximo.

Anúncio

O lançamento do livro intitulado “Colcha de Retalhos – 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo” foi realizado no Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi”, na última segunda-feira (25). O evento contou com a presença de dezenas de voluntárias, incluindo algumas das fundadoras que participaram do início da associação em 1979, além de autoridades locais. Um verdadeiro encontro de gerações daquelas que há décadas bordam, costuram e cortam linhas e tecidos para ajudar o hospital da cidade.

A obra de 224 páginas foi escrita pela jornalista Lilia Gonçalves, que realizou um trabalho de pesquisa documental e também de entrevistas com as voluntárias.  “Apesar de ter recorrido às atas para buscar informações com mais exatidão, tive muitas e boas conversas com as voluntárias pioneiras e com todas as que passaram pela presidência.  A maioria desfruta de excelente memória, o que resultou em ricas descobertas e lindas recordações”, disse Lilia.

Após a cerimônia de lançamento, a autora Lilia Gonçalves autografou os livros

Ainda segundo a jornalista, que atua profissionalmente em Venda Nova desde 1989, o trabalho para a produção do livro foi acompanhado de perto pela Associação. “Ainda no ano passado fiz algumas visitas e outras no início deste ano. Fiz anotações aleatórias para conceber o projeto do livro e um cronograma de trabalho. Depois de apresentado para elas e aprovado, comecei a colocar em prática por volta de março, quando começaram as entrevistas”, completou.

Conforme a proposta da própria Associação, a venda dos exemplares do livro será revertida em prol do próprio Hospital. A princípio o livro será vendido na loja das voluntárias, ao lado do Hospital Padre Máximo, de segunda à sexta-feira, das 12h às 17 horas. O valor do exemplar é R$ 50.

Apoio do Sicoob – A publicação e lançamento do livro “Colcha de Retalhos – 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo” contou com o apoio do Sicoob. “É com imensa alegria que o Sicoob se junta a esta celebração, patrocinando e apoiando o lançamento deste livro que resgata e narra a história de uma entidade tão significativa para o município de Venda Nova do Imigrante. Ao longo dessas quatro décadas e meia, a Associação tem se consolidado como um verdadeiro pilar de solidariedade, voluntariado e transformação, impactando positivamente a vida de inúmeras pessoas e fortalecendo nossa comunidade”, pontua Mayara Caus, diretora operacional do Sicoob Sul-Serrano.

Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano, elogiou o trabalho de resgate histórico da Associação das Voluntárias

Ainda segundo Mayara, “apoiar iniciativas como esta vai muito além de um apoio financeiro, trata-se de fortalecer a essência do voluntariado que permeia o nosso município. Investir na história e nas conquistas da Associação das Voluntárias é assegurar a continuidade de uma entidade robusta, que serve como um exemplo vivo de comprometimento e generosidade para as futuras gerações”, acrescentou.

A atual presidente da Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo, Marília Caliman, agradeceu a parceria do Sicoob para a realização do livro. “Temos que ressaltar a generosidade do Sicoob Sul-Serrano, através do presidente Cleto Venturim (que também é presidente do Hospital), e da diretora operacional Mayara Caus. Eles dialogaram com a gente, nos apoiaram”, disse Marília.

A ASSOCIAÇÃO – A Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo é uma entidade de fins não econômicos, fundada em 22 de agosto de 1979 e desenvolve um trabalho totalmente voluntário voltado ao benefício do Hospital Padre Máximo. Tem sua sede localizada na Rua Buganville, nº 50, Bairro Residencial do Bosque, no município de Venda Nova do Imigrante, próximo ao hospital. O espaço congrega salas para várias oficinas artesanais, bordados, costuras, possui ainda escritório administrativo, almoxarifados, auditório e uma loja onde comercializam peças produzidas artesanalmente e material proveniente de doações. A loja funciona de segunda à sexta-feira, de 12h às 16 horas.

Voluntárias e ex-presidentes da entidade participaram da noite de lançamento do livro

A Associação é formada por um grupo de cerca de 150 mulheres que fazem seus trabalhos na sede, onde se encontram nas terças e quintas-feiras de 12h às 17 horas, e ainda muitas fazem seus trabalhos em suas próprias residências. O grupo possui uma diretoria formada, atualmente, pela presidente, Marília Caliman; vice-presidente Jaqueline Brioschi; tesoureira Vânia Lúcia Delpupo e da secretária Marta Moisés.

A AUTORA – O livro “Colcha de Retalhos – 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo” é mais uma produção da jornalista Maria Auxiliadora Gonçalves, a Lilia. A autora atua profissionalmente em Venda Nova do Imigrante desde 1989, ano que passou a morar no município. Seu primeiro trabalho foi produzir o informativo da Constituinte Municipal. Logo depois, o informativo da Prefeitura e, em seguida, em 1991, abriu o jornal Folha da Terra. Após 20 anos da fundação do jornal, em 2011 ela criou a Revista Folha Nova, em circulação até os dias de hoje. 

O livro da Associação das Voluntárias é o terceiro da carreira de Lilia. Em 2022, a jornalista produziu a obra “Venda Nova do Imigrante – 1936 até 2022: A história do município ao longo das legislaturas municipais”; e em 2023, o livro: “Festa da Polenta: 45 anos de voluntariado, filantropia e cultura”.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Pecuária leiteira capixaba cresce com genética avançada e silagem de alta qualidade

O Espírito Santo vem dando passos decisivos na transformação da pecuária leiteira, impulsionado ...

Projeto da Ales incentiva cultivo de maracujá no Sul do Espírito Santo

Foto: Eduardo Dias O projeto Arranjos Produtivos, promovido pela Assembleia Legislativa (Ales), deu ...

Produtores de algodão da Bahia inauguram o maior Centro de Análise de Fibras da América Latina

Solenidade, com presença do governador da Bahia, também marca a posse da nova ...

Mais de 18 toneladas de arroz são apreendidas por irregularidades durante fiscalizações

Foto: Mapa Mais de 6 mil quilos de arroz tipo 5 que era ...

Rota turística com 25 cavernas é a novidade nas montanhas do Espírito Santo

Foto: Divulgação Uma nova atração turística foi lançada na região de montanhas do ...