Livro conta a história da Indicação Geográfica dos Vales da Uva Goethe
Após dois anos de trabalho, foi lançado o livro intitulado “Vales da Uva Goethe: da História à Consolidação do Registro”. A obra é o resultado do projeto de extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), denominado “Qualificação do empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe, SC”.
O livro, que conta a história da conquista do primeiro registro de Indicação Geográfica (IG) do Estado, foi apresentado esta semana para as vinícolas associadas a Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (Progoethe), com sede em Urussanga, região sul de SC.
Anúncio
“Somos gratos à universidade por desenvolver esse trabalho, que preserva a história dessa conquista tão importante não só para a região, como para o Estado e para o Brasil. A uva Goethe e o vinho produzido com essa variedade é um produto único e raro que deve ser valorizado, e esse livro vai ajudar a promover ainda mais a Indicação Geográfica”, disse o presidente da Progoethe, Guilherme Quarezemin.
Anúncio
O projeto foi uma iniciativa do Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais, LabGENINT, liderado pelo professor Dr. Júlio César Zilli, com a colaboração da acadêmica extensionista Mariana Vargas de Oliveira, estudante do curso de Administração-Comércio Exterior, responsável pela editoração do livro publicado pela EdiUnesc.
“Esse livro é importante para que as pessoas entendam o valor da Indicação Geográfica, e que possa também ser fonte de estudos já que serão distribuídos exemplares para as escolas e bibliotecas dos municípios que compõem o vale da Uva Goethe”, destacou Zilli.
Também contribuíram com o projeto a professora Janini Borba, o acadêmico Victor Hugo Bongiolo e a participação voluntária da especialista em IG, Adriana Carvalho Pinto Vieira. A próxima etapa do projeto é editar o livro também em outras línguas: inglês, espanhol e italiano.
PRIMEIRA IG DE SANTA CATARINA – A uva Goethe foi a primeira Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina, uma conquista de 2012 que reflete a importância de proteger os produtos regionais, a história e o saber fazer. Os Vales da Uva Goethe são um exemplo disso, revelando a conexão entre o terroir único do sul catarinense e os vinhos produzidos a partir dessa variedade.
Localizada nas cidades de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, entre outras, a região se beneficia de condições climáticas e geográficas particulares, resultado da combinação entre as encostas da Serra Geral e o litoral sul catarinense. “A região dos Vales da Uva Goethe é sinônimo de autenticidade, raridade, diversidade e versatilidade, é um orgulho para nossa gente”, declarou Giselda Trento Mazon, da Vinícola Mazon.
A Progoethe, fundada em 2005, tem desempenhado um papel na promoção dessa tradição, garantindo a qualidade dos produtos e protegendo o valor cultural da região. Ao longo dos anos, a associação tem fortalecido o enoturismo, oferecendo aos visitantes uma experiência autêntica e rica em história.
No prefácio do livro, o empresário Renato Mariot Damian, da Vinícola Casa Del Nonno, agradece a Unesc, e destaca a importância do livro. “O território dos Vales da Uva Goethe é um patrimônio desta comunidade, cabendo a seus habitantes saber explorar, desenvolver e expandir os vinhedos e aprimorar cada vez mais o vinho produzido na região”, escreveu.
Texto e fotos: Janine Limas
Anúncio
Anúncio