Iúna vira a capital capixaba das cachoeiras

Foto: Reprodução/Instagram Vem pra Iúna

Foram sancionadas, pelo Poder Executivo, mais três leis de origem parlamentar que buscam reconhecer, destacar e divulgar os potenciais turísticos no Estado do Espírito Santo. Uma das normas é a Lei Estadual 12.245/2024, do deputado Coronel Weliton (PRD), que confere ao município de Iúna o título de Capital Capixaba das Cachoeiras.

Anúncio

No Projeto de Lei (PL) 922/2023, que deu origem à nova legislação, Coronel Weliton aponta fatos que explicariam a forte relação do município com as quedas d’água, sendo estas de “importante contexto histórico, econômico e cultural”. A 187 km da capital Vitória, Iúna fica na região do Caparaó, próximo ao Pico da Bandeira. “Na região, a natureza foi prodigiosa, pois são dezenas de cachoeiras e quedas d’água em meio à vegetação abundante”, afirma em mensagem.

Anúncio

Conforme defendido pelo deputado, o município tem vocação para o ecoturismo, com importantes atrações do Parque Nacional do Caparaó localizadas em seus distritos. “As mais belas cachoeiras do Município e do Estado ficam localizadas nas comunidades de São João do Príncipe, Rio Claro e Santa Clara, onde estão os famosos poços do Egito, a Cachoeira do Rogério, do Brás, a Hidrolândia, o Poço das Antas, dentre outras. Para chegar até essas cachoeiras o acesso se dá pela Rota Imperial de São Pedro D’Alcântara, que passa nas estradas rurais do Município”, explica Coronel Weliton.

AGROTURISMO – Também está publicada a Lei 12.242, que cria a Rota do Vale do Segredo, e tem como autor o deputado Callegari (PL). Os municípios integrantes da “Rota do Vale do Segredo” são Cachoeiro de Itapemirim (comunidades de Urtiga, Gruta e Alto Gruta) e Vargem Alta (comunidade de Belém).

“A região é rica em café, banana, hortaliças e piscicultura, além de possuir diversas opções de lazer e, por fim, na fabricação de uma série de produtos da agroindústria, como: mariola, doces caseiros, linguiças e queijarias”, explica Calegari na mensagem de justificativa do PL 316/2023.

Proposta do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), também foi sancionada a Lei 12.243 que reconhece a Rota do Carmo, no município de Domingos Martins, como rota turística. No ato de apresentação da matéria (PL 413/2023), o parlamentar explicou que a rota de 9 km vem se destacando como opção para passeios de quem busca agroturismo e consumo de produtos locais, como mel, vinhos, doces, geleias e massas, além de estruturados restaurantes e hospedagens.

“É um local muito bonito, que está sendo pavimentado pelo governo do Estado. Uma rota turística, do agronegócio, onde tem restaurantes e colheita de morango”, disse o tucano na sessão de aprovação do então projeto.

Fonte: ALES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

8 mil litros de azeite são apreendidos pela polícia no ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de ...

Empresários debatem inovação em evento em Vitória

Foto: Envato Nesta terça-feira (12), acontecerá o Agro Atlas Experience, principal evento para ...

Brasil exporta 4,9 milhões de sacas de café em outubro

Foto: Freepik Até setembro, entraves na logística acumularam 2,1 milhões de sacas sem ...

Artista capixaba expõe em São Paulo obras feitas com madeira

Foto: Divulgação Texto: Bruno Caetano Foi em seu ateliê, localizado em um sítio ...

Concessão de parques estaduais do Espírito Santo tem gerado protestos e críticas

Fotos: Lucas Costa/ALES Texto: Bruno Caetano A concessão dos parques estaduais do Espírito ...