Incubatório avícola é inaugurado no Norte do Espírito Santo
Foto: Aves
A avicultura do Espírito Santo ganhou um importante instrumento para o seu fortalecimento. Foi inaugurado, no município de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, o Incubatório Juparanã, do grupo Proteinorte, uma das empresas associadas à Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves).
Anúncio
Com instalações modernas e uso de tecnologia, o incubatório avícola visa alcançar mais controle, eficiência e rigidez no processo de produção, trazendo mais competitividade e menores custos e garantindo o fornecimento adequado de pintinhos para as granjas. A unidade, inaugurada na última sexta-feira (18), possui 3,5 mil metros quadrados de área construída, com capacidade total de incubar até 3,2 milhões de ovos férteis por mês e gerar 2,7 milhões de pintinhos.
Anúncio
O Grupo Proteinorte Alimentos, dono das marcas Kifrango e Xiken, escolheu Sooretama como sede do empreendimento a fim de garantir maior eficiência logística, já que o local está próximo à maioria das granjas e possui fácil acesso por meio da BR-101.
Hoje, o incubatório já conta com 30 funcionários, mas toda a estrutura física é preparada para ampliações futuras, o que irá gerar mais empregos. Outra preocupação do grupo Proteinorte diz respeito à sustentabilidade, por isso já inicia suas atividades contando com soluções para gerenciamento de resíduo sólidos com uma composteira orgânica, e o tratamento da água que será reutilizada para irrigação.
O presidente do Conselho Deliberativo da Aves, Denilson Potratz, prestigiou a inauguração junto com outros conselheiros e o diretor executivo da Associação. Para Denilson, mesmo diante de várias demandas e desafios, a avicultura capixaba segue acreditando que deve continuar fazendo sua parte e deixar a produção local em pé de igualdade com os demais estados produtores.
“E a Aves, na condição de representante da avicultura capixaba, reforça sempre a necessidade de atenção do poder público para com setores como o nosso em vários temas que vão, desde o contexto de abastecimento e logística, passando pelo tributário e os incentivos, até o sanitário, exatamente pelo que vimos durante a inauguração, mostrando o arrojo e coragem de nossos avicultores em todos os segmentos dessa produção importante e que ajuda a alimentar o mundo”, mencionou.
De acordo com o grupo Proteinorte, a escolha do nome do incubatório é em homenagem à Lagoa Juparanã (do tupi, significa “mar de água doce”), que nasce no município de Sooretama e é considerada uma das maiores lagoas do país em volume de água doce.
Fonte: Aves
Anúncio
Anúncio