Hotéis, restaurantes e agruturismo das montanhas aderem ao fechamento voluntário
Preocupados com o avanço do coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, empresários que atuam no setor de turismo de municípios da região de montanhas do Estado aderiram voluntariamente ao fechamento de estabelecimentos, como sítios de agroturismo, restaurantes, cafeterias, hotéis e pousadas.
De acordo com o decreto do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, publicado no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (20), estabelecimentos comerciais e bares devem permanecer fechados durante 15 dias. Restaurantes podem ficar abertos até as 16 horas. Não há recomendação para o fechamento de hotéis, pousadas e sítios de agroturismo.
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Entretanto, muitos empresários já interromperam e outros irão interromper, a partir desta segunda-feira (23), as atividades. Em Venda Nova do Imigrante, após reunião entre a Prefeitura, Câmara e entidades turísticas, foi passada a recomendação para a suspensão do atendimento aos visitantes em sítios de agroturismo, da agricultura familiar e demais empreendimentos que recebem fluxo turístico no município.
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No Grupo Venturim, em Venda Nova do Imigrante, o hotel foi fechado. “Mantemos uma pequena ala de restaurante, lanches e a loja, devido o posto continuar funcionando, atendendo ao pedido da Prefeitura e do governo estadual. Sugerimos que as pessoas busquem a comida em nosso restaurante”, destacou Ana Venturim, uma das sócias do grupo.
Outros importantes empreendimentos turísticos da região, como o Café Altoé da Montanha, a Fjordland Cavalgada Ecológica, o Alecrim Cozinha Artesanal, a Pousada Bela Aurora, o Domaine, o Ateliê do Chocolate, o restaurante D’bem Pedra Azul, o Restaurante Nossa Vida, a choperia Ronchi Beer e outros, também aderiram ao fechamento. O restaurante Casa Chef Ari está funcionando no sistema take out, onde o cliente busca seu prato no restaurante. O Don Calmon, em Pedra Azul, está funcionando com o serviço take away e delivery.
Em Campinho, Sede de Domingos Martins, a maior parte dos restaurantes também estão fechados, como o Fritz Frida, Trarko Tap House e a Cervejaria Barba Ruiva. Outros, como o Empório Flor de Liz (foto), passaram a atender no sistema delivery. A maior parte dos estabelecimentos informou em suas redes sociais o fechamento ou a mudança do formato de atendimento.
Alguns dos principais hotéis da montanha suspendem as atividades
Alguns dos principais hotéis e pousadas de Pedra Azul, Domingos Martins, região que concentra o maior número desses estabelecimentos das montanhas, já estão suspendendo as atividades. A Pousada Pedra Azul já fechou neste fim de semana. O Aroso Paço Hotel fechará a partir desta segunda-feira.
Situação semelhante acontece com o Hotel Fazenda China Park. O diretor Valdeir Nunes, que também é presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, informou que o fechamento é voluntário, mas a preocupação é com o avanço do coronavírus no Estado. No China Park, apenas a manutenção da estrutura e o condomínio continuarão funcionando.
“Ainda vamos discutir com o setor a melhor forma para lidar com essa situação, pois temos muitos funcionários e precisamos pensar neles. Acreditamos que nos próximos meses não poderemos abrir, mas não vamos deixar nenhum de nossos colaboradores desamparados nesse período”, garantiu.
O empresário fez um pedido para que os clientes não cancelem suas reservas, mas remarquem para outra época. “O turismo é um setor econômico que vai sofrer muito com essa doença. Empregamos milhares de pessoas no Estado, e temos que retomar nossos negócios após essa pandemia”, lembrou.
Gerentes de diversos outros hotéis e pousadas da região informaram que também passarão a aderir ao fechamento esta semana. Em Soído de Cima, próximo da Sede de Domingos Martins, o hotel e o restaurante Sítio dos Lagos também estará fechado a partir de amanhã.
CAMPANHAS MUNDIAIS – O turismo é responsável por cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. O setor passou a assumir diretamente as consequências do fechamento dos aeroportos e das fronteiras mundo afora, além das recomendações para que as pessoas fiquem em suas casas. Os empresários do segmento tiveram que sofrer a abrupta interrupção do seu fluxo normal, com o congelamento das vendas e com o enfrentamento dos cancelamentos generalizados em toda a sua cadeia produtiva.
A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência vinculada à Organização das Nações Unidas para o Turismo, tem disseminado campanhas de conscientização na cadeia turística em larga escala. No Brasil, iniciativas semelhantes surgiram com a Associação Brasileira das Agencias de Viagens e tem se propagado a todos os envolvidos no turismo.
A proposta caminha em consonância com a OMT, que tem a intenção de levar ao conhecimento do público as conseqüências negativas do cancelamento das viagens e a orientação de promover a remarcação dos serviços já adquiridos.
A idéia central é informar amplamente o consumidor sobre a importância das viagens já compradas ou planejadas para que o setor consiga superar a crise. Neste sentido, qualquer cancelamento dos serviços turísticos já adquiridos gera sérias consequências para toda a cadeia produtiva, comprometendo diretamente o futuro do setor. Com esta ação, os empresários esperam sensibilizar o viajante sobre o momento crítico que o setor enfrenta e o cenário de desafios que deverá ser encarado em breve.
ORIENTAÇÕES – Para os estabelecimentos que permanecerão abertos, as orientações são as seguintes: evitar que pessoas idosas (acima de 60 anos), gestantes e pessoas com doenças crônicas, façam atendimentos ou tenham contato com os visitantes; disponibilizar em local de fácil acesso álcool em gel 70% e orientar a higienização dos visitantes, que também pode ser feita com água e sabão; evitar que o atendimento a grupos de pessoas seja realizado em ambientes fechados, mantendo o distanciamento mínimo de 1 metro; disponibilizar informações educativas e preventivas sobre o coronavírus no ambiente de visitação; evitar a degustação de produtos; seguir as demais orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
CASA DO TURISTA – A Casa do Turista, que fica no início da Rota do Lagarto, em Pedra Azul, Domingos Martins, e que funciona como centro de informações turísticas, também parou os atendimentos ao público a partir deste sábado (21), por tempo indeterminado.
O local também funciona a sede do Montanhas Capixabas Convention e Visitors Bureau e da Associação Turística de Pedra Azul (ATPA). Os atendimentos podem ser feitos pelos telefones: (27) 99873-0237 e (28) 98112-0200 ou pelo e-mail: casadoturista@montanhascapixabas.com.
Mais informações sobre estabelecimentos sobre o setor do turismo da região também podem ser obtidos pelas redes sociais:
- Instagram: @montanhascapixabasoficial e @pedraazulesoficial
- Facebook: @Casa-do-turista-Pedra-Azul
- Site: www.clicknasmonanhas.com.br e www.montanhascapixabas.com
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