Hortas comunitárias ganham estímulo com projeto aprovado no Espírito Santo

Foto: Freepik

A criação de hortas comunitárias em áreas rurais e urbanas (inclusive em morros), ganhou um estímulo no dia de ontem (8), quando foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), um projeto do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD).

Anúncio

A proposta, que prevê a distribuição gratuitamente sementes, insumos e equipamentos, além de oferecer assistência técnica especializada, agora segue para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Anúncio

A ideia de Gandini, através do Projeto de Lei (PL) 474/2019, é garantir que famílias de baixa renda, cadastradas no Cadastro Único do governo federal, possam plantar e colher alimentos frescos como frutas, legumes e verduras, tanto em suas casas quanto em espaços comunitários.

“Essas hortas servem às comunidades que precisam. Acredito que o Estado deveria entrar, escolhendo famílias carentes que possam receber insumos, sementes, dentre outros”, destacou o deputado.

Além de melhorar a alimentação de quem mais precisa, o programa também ajuda a economizar no orçamento familiar. “O plantio de alimentos orgânicos, além de trazer benefícios incontestáveis à saúde, gera significativa economia no orçamento doméstico da população”, completou Gandini.

Ele também reforçou a importância do governo estadual em facilitar o cultivo doméstico. A proposta prevê ainda a distribuição gratuita de equipamentos, sementes e insumos para as hortas, além da oferta de assistência técnica especializada e material didático para as famílias.

“Com isso, o projeto promete ajudar a combater a fome, que tem aumentado, e promover mais segurança alimentar, principalmente nas regiões mais carentes”, afirmou. Antes de ser aprovado por unanimidade, o projeto passou pelas comissões de Justiça, Cidadania, Agricultura e Finanças, que deram pareceres favoráveis. Agora, a decisão está nas mãos do governador.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado Fabrício Gandini

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...

Encontro reúne 250 jovens de cooperativas mirins de todo o Espírito Santo

Foto: Sicoob Cerca de 250 jovens de 8 a 17 anos de todo ...

Agrinho 2024 teve recorde em participação de projetos e público

O Agrinho 2024 não foi apenas mais uma edição do programa; foi uma ...