Feriado é marcado por chuva de granizo nas montanhas do Espírito Santo
Texto: Julio Huber / Fotos e vídeo: Dalva Krohling e Divulgação
Após fortes chuvas que caíram em diversos municípios do Espírito Santo ontem (31), último dia de abril, uma chuva de granizo marcou o feriado do Dia do Trabalhador em Marechal Floriano. No início da tarde desta segunda-feira (1º), pedras de granizo caíram no distrito florianense de Santa Maria.
Anúncio
Até a publicação desta matéria, não havia registro de ocorrências ou estragos por conta da chuva. Um vídeo gravado pela moradora Dalva Uliana Krohling, de Santa Maria, mostra o momento em que o granizo caia na comunidade. Assista abaixo.
Anúncio
Dalva contou que hoje, até por volta de 15h, já havia chovido 26 milímetros, sendo que a maior parte desse volume foi após o almoço. Mesmo com o fim da queda do granizo, a chuva e trovoada continuava na localidade. “Há muito tempo que não via o tempo desse jeito. As nuvens surgiram e rapidamente começou a trovejar e chover. Ainda continua chovendo, mas a queda de granizo demorou alguns minutos”, relatou ela.
Em toda a região, a temperatura caiu repentinamente com o início da chuva. Na sede do município vizinho Domingos Martins as nuvens escuras e trovões anunciavam o início da chuva, que começou a cair a partir de 15h15. A mesma situação ocorria outras localidades consultadas pela reportagem da Revista Negócio Rural.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a partir da tarde, a combinação entre calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva nas regiões Sul e Serrana.
ALERTAS – De acordo com a Climatempo, uma frente fria marca a mudança do tempo e aumento dos temporais pelo Rio Grande do Sul. Enquanto isso, um cavado meteorológico, umidade do mar e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) serão responsáveis pela chuva forte na costa leste e norte do Nordeste e entre o norte do Amazonas até a Ilha de Marajó.
Entre Minas Gerais e Espírito Santo, a presença de um cavado e a umidade do mar ainda deixa o tempo parcialmente nublado com chuvas ao longo do dia. Há alerta de temporais para este feriado no sul da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, do leste do Amazonas ao Amapá e no sul do Rio Grande do Sul. Há comunicados de atenção entre o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
FRIO – A temperatura tende a cair e o friozinho ganha mais força na segunda quinzena do mês em boa parte do Brasil, segundo a Climatempo. As temperaturas deverão ficar um pouco abaixo da média entre o leste e sul de Minas Gerais e um pouco acima do normal em São Paulo, norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Na segunda metade do mês, as temperaturas variam mais com a chegada de massas de ar frio, que podem provocar quedas expressivas de temperatura em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Anúncio
Anúncio