Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido
Foto e vídeo: Divulgação
Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação
Anúncio
Um filhote de veado campeiro (Mazama gouazoubira) foi encontrado ferido, em uma estrada rural na Vila Huber, em Marechal Floriano, e foi amparado durante três dias por uma família, até o recolhimento feito por uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA).
Anúncio
De acordo com Ivone Alves de Freitas, que alimentou até na mamadeira o animal, o filhote foi encontrado ferido, caído em uma estrada, pelo seu marido. Segundo ela, dias antes, uma fêmea adulta da mesma espécie foi encontrada morta, e eles suspeitam que era a mãe do pequeno animal que foi amparado pela família. Assista abaixo o filhote de veado sendo cuidado dentro da casa de Ivone.
O filhote estava ferido, bastante debilitado e, segundo e equipe da Polícia Ambiental que resgatou o veadinho – que era uma fêmea – ela não estava movimentando as patas traseiras. “Meu marido a encontrou quase morta, trouxe para casa e eu comecei a cuidar dela, com a ajuda da minha vizinha Diana. Demos mamadeira e a alimentamos também com folhas enquanto tentávamos entrega-la para as autoridades para que ele pudesse ser cuidado da forma correta”, contou Ivone.
Apelidado de Vitória Aparecida, o filhote vivia dentro da casa de Ivone. “A minha vizinha ajudou muito, porque eu trabalho na parte da tarde, até a noite. Fico muito feliz que ela será bem cuidada, porque estava precisando de tratamento adequado. Eu amo os bichos e sabemos que ela precisa de um cuidado maior”, contou Ivone.
De acordo com o sargento Marcelo, da Polícia Militar Ambiental, o filhote foi recolhido e encaminhado para o Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que fica no município de Serra. De acordo com a Polícia Ambiental, uma as principais ameaças do veado campeiro são: caça, desmatamento, enfermidades e intoxicação.
Anúncio
Anúncio