Exportação do agro bate recorde e chega a 300 mercados globais

Foto: Envato

Além das exportações tradicionais de carnes e grãos, itens como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e produtos de reciclagem animal, como penas de aves, passaram a integrar a pauta internacional do agronegócio brasileiro

O Brasil atingiu um marco histórico no agronegócio com a abertura de 300 novos mercados internacionais em menos de dois anos, consolidando sua posição como um dos principais protagonistas globais do setor.

Anúncio

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do feito, ressaltando o impacto na geração de empregos e oportunidades para agricultores, pecuaristas e toda a cadeia produtiva do agro. Segundo ele, o compromisso com o crescimento do setor continuará em 2025, com o objetivo de abrir novos mercados e fortalecer a economia brasileira.

Anúncio

A diversificação de produtos foi um dos pilares do sucesso. Além das exportações tradicionais de carnes e grãos, o Brasil passou a exportar embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e produtos de reciclagem animal, como penas de aves. Essa ampliação abriu portas em mercados estrangeiros e consolidou a presença do agronegócio brasileiro em nichos diferenciados.

Outro avanço significativo foi a expansão da rede de adidos agrícolas, com a criação de 11 novos postos estratégicos, elevando para 40 o número de representantes brasileiros no exterior. Esses profissionais têm desempenhado um papel fundamental na superação de barreiras técnicas e na promoção de produtos brasileiros em diversos países.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, classificou 2024 como um ano histórico para o agro brasileiro. Ele ressaltou que, sob a liderança de Carlos Fávaro, o Brasil bateu recordes na abertura e ampliação de mercados, além de expandir sua rede de adidos agrícolas. Para 2025, a expectativa é reforçar ainda mais as ações de promoção comercial em parceria com a ApexBrasil e o MRE, consolidando o papel do Brasil na geopolítica internacional.

Com perspectivas promissoras, o próximo ano deve trazer novas oportunidades para o agronegócio brasileiro, fortalecendo as parcerias já existentes e impulsionando o crescimento das exportações, tanto em volume quanto em valor.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Inscrições para a 6ª edição do CNA Jovem encerram em janeiro

As inscrições para a 6ª edição do programa de desenvolvimento de lideranças CNA ...

Brasil abre novos mercados para o Peru e Turquia

Foto: Freepik O Brasil acaba de conquistar novas portas para o agronegócio! O ...

Sicoob paga amanhã (31) a primeira parte dos mais de R$ 200 milhões de juros sobre o capital aos associados

Parte importante do processo de uma cooperativa financeira, o último dia útil de ...

Brasil termina 2024 com 125 Indicações Geográficas

Foto: Julio Huber O café arábica das montanhas capixabas é uma das IGs ...

Mitos e verdades sobre a irrigação: conheça a realidade do gotejamento

Foto: Envato Entenda as principais dúvidas sobre o sistema de irrigação mais eficiente ...