Evento sobre cafeicultura terá emissão de gases de efeito estufa compensados com plantio de árvores
Foto: Pixabay

Na Fazenda do Lobo, em Três Corações (MG), o compromisso com a sustentabilidade ganha forma por meio do plantio de árvores, proteção de nascentes e manutenção de corredores ecológicos. Essa iniciativa ganhará um reforço do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), que irá plantar árvores na fazenda para compensar 9,8 toneladas de gases de efeito estufa gerados pelo 10º Coffee Dinner & Summit, que será realizado de 2 a 4 de julho, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP), com o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos Cafés do Brasil.”
Anúncio
A estratégia adotada pelo Cecafé está totalmente alinhada aos critérios ESG e à política de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS). Em parceria com a plataforma Ecooar Biodiversidade, a entidade recebeu o Selo Verde Ecooar, destacando seu compromisso com a inovação e a preservação ambiental, elementos essenciais para impulsionar a competitividade e a valorização do café nacional no mercado global.
Anúncio
“Após o cálculo das emissões de CO2 e equivalentes que serão geradas nos três dias do evento, o Cecafé realizou o plantio de 69 árvores nativas, contribuindo para o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente, para a recuperação da vegetação nativa e incentivando a continuidade de práticas regenerativas nos cafezais da Fazenda do Lobo, que fica situada na principal região produtora de café no Brasil, o Sul de Minas Gerais”, destaca o diretor-geral do Conselho, Marcos Matos.
De acordo com ele, o futuro do fluxo do comércio está totalmente alinhado aos critérios da governança socioambiental, tema que será extremamente debatido nos painéis do 10º Coffee Dinner & Summit.
“Nada mais lógico do que alinharmos nossas iniciativas voltadas a ESG com o assunto a ser abordado e, em especial, demonstrar isso na prática, incentivando o reflorestamento e o cultivo de cafés com práticas mais conservacionistas, contribuindo para a mitigação do aquecimento global e demonstrando o engajamento e o compromisso do Cecafé e dos exportadores associados com o respeito ao meio ambiente e às pessoas, visando à construção de um mundo melhor e mais sustentável às gerações futuras”, explica Matos.
O Selo Verde obtido pelo Cecafé possui QR Code exclusivo, que direciona para informações sobre o local onde foi realizado o reflorestamento, assim como a quantidade e as variedades de árvores plantadas, permitindo uma auditoria pública on-line, de qualquer lugar do mundo.
O diretor-geral da entidade completa que essa ação também está atrelada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente em relação a ação contra as mudanças climáticas (13); vida na água (14); e vida terrestre (15).
“Temos como um de nossos pilares de atuação o engajamento para que o planeta respeite os critérios ESG. Nesse sentido, seguiremos atuando para externar ao mundo que os cafés do Brasil, cada vez mais, investem, por meio de iniciativas das entidades de classe, como o Cecafé, para permanecer na vanguarda de qualidade, quantidade e, principalmente, sustentabilidade”, conclui.
COFFEE DINNER & SUMMIT – Realizado pelo Cecafé, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, mais de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial, além de autoridades governamentais, para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.
Sob o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos cafés do Brasil”, a 10ª edição do Coffee Dinner & Summit tem o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre os desafios econômicos, climáticos, socioambientais, regulatórios e logísticos, que trazem desafios e oportunidades às nações cafeeiras, principalmente ao maior produtor mundial de café, o Brasil, no que tange a iniciativas sustentáveis estruturadas sob critérios ESG e o abastecimento global, na expectativa de analisar o futuro do fluxo do comércio.
Fonte: Cecafé
Anúncio
Anúncio