Espírito Santo recebe Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária
Foto: Divulgação
As atividades da 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste tiveram na última segunda-feira (06), no Espírito Santo, e seguem até sábado (11). A iniciativa é promovida pela Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Espírito Santo (SFA-ES) e faz parte do Programa Nacional de Educação Sanitária (Proesa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Anúncio
A caravana é formada por 20 equipes que percorrerão os municípios de Linhares, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano, Piúma, Marataízes, Anchieta e Vila Velha e Vitória, levando ações de capacitação em sistema de imersão, com apresentação de conhecimento teórico e realização de atividades práticas de educação sanitária, em comunidades rurais e instituições de ensino.
Anúncio
Durante a cerimônia de lançamento da Caravana, que ocorreu antes do início das atividades, o superintendente Federal de Agricultura no ES, Guilherme Gomes de Souza, ressaltou que a defesa agropecuária é um assunto extremamente importante por se tratar da soberania nacional e da segurança nacional.
“O Espírito Santo está tendo a grata satisfação de sediar esse evento de educação sanitária, uma vez que a Monilíase e a Influenza aviária são dois temas de suma importância para a defesa agropecuária da região Sudeste”, afirmou.
A coordenadora do Proesa, Juliana Moreira Vaz, afirmou que esse trabalho é resultado da união e parceria com as diversas instituições envolvidas. “Essa será a maior caravana que fizemos até agora. É a nossa terceira caravana de capacitação, sendo a primeira da região Sudeste e a primeira em que vamos trabalhar com dois temas simultaneamente. Estamos com uma previsão de capacitar mais de duas mil pessoas nesses seis dias”, disse.
A solenidade de abertura contou com ainda com as presenças do superintendente estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Laércio André Nochang, do superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Diogo Franco Magalhães, do presidente do Crea-ES, Jorge Silva, do secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, do diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, além de representantes das demais instituições parceiras no evento.
A Caravana conta com apoio de diversas instituições parceiras, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag); o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), entre outras.
Fonte: Mapa
Anúncio
Anúncio