Erva-mate vira sorbet e cai no gosto dos gaúchos durante a Expointer
Fotos: Divulgação/Rama
A paixão dos gaúchos pela erva-mate vai muito além do chimarrão e do tererê. Agora, a planta virou ingrediente de sorbet. A novidade foi lançada durante a Expointer, no Rio Grande do Sul. A criação é de duas unidades de produção orgânica certificadas pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), que estão comercializando seus produtos no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer 2024: a Chácara Vila Nova, de Porto Alegre, e o Laticínio Benolle, de Glorinha.
Anúncio
O sorbet sabor de erva-mate e o iogurte de copinho porção individual estão entre as novidades orgânicas apresentadas pelos produtores da Rama na feira, que ocorre até o domingo (1) em Esteio (RS). O sucesso do sorbet de erva-mate foi tanto que as duas caixas preparadas para o lançamento na Expointer se esgotaram nos dois primeiros dias da feira, totalizando 20 quilos comercializados.
Anúncio
“Queremos agregar valor aos produtos da agroindústria, que teve muitas perdas em razão do cenário no Rio Grande do Sul”, conta Luci Mara Silva Almeida, da Chácara Vila Nova Orgânicos, que também está lançando na exposição o sorbet sabor sagu.
“Há tempos estávamos com vontade de fazer algo para nós, gaúchos. Muitas pessoas, que são nossos clientes e frequentam feiras no Estado, nos procuram nos eventos. Então, queríamos homenageá-los e fazer um alimento bem gaúcho”, relata a produtora sobre como surgiram os dois novos sabores. A outra novidade é a marca SorbeTchê, da Chácara Vila Nova Orgânicos, em homenagem às origens. “Qualquer sorbet que for da Chácara Vila Nova é SorbeTchê”, explica.
O Laticínios Benolle está lançando na Expointer o iogurte orgânico de copinho (200 gr) sabor natural com geleia de morango. “Os clientes estavam pedindo muito aquela porção individual, para consumo imediato. O pessoal leva para lanche e para os filhos consumirem na escola. Para nossa surpresa, está saindo bastante”, relata Thiago Benetti de Freitas, diretor do Laticínio Benolle. O diferencial do iogurte natural é o fermento importado da Itália, que confere maior cremosidade e menor acidez.
Outro produto que está fazendo sucesso é o queijo mazolla, típico da região da Sicília, uma ilha ao sul da Itália. “O Laticínio Benolle é o único que produz este queijo no Brasil. É um produto diferenciado, pois é um queijo maturado e, ao mesmo tempo, cremoso”, detalha Benetti. Destaque ainda para o doce de leite orgânico produzido pelo empreendimento, que já vendeu cinco caixas de 24 unidades somente nos dois primeiros dias de Expointer.
Fonte: Rama
Anúncio
Anúncio