Em caso raro, vaca dá à luz bezerros gêmeos de sexos e cores diferentes no Espírito Santo
Bruno Faustino
O nascimento de bezerros gêmeos de cores e sexos diferentes chamou a atenção na comunidade de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, nas Montanhas Capixabas.
Anúncio
“Foi uma surpresa pra gente. Como não utilizamos técnicas de inseminação artificial, achamos estranhos a prenhez gemelar e com animais bem diferentes”, conta a pecuarista Josiane Bertholdi.
Anúncio
O sítio Recanto da Saudade é uma propriedade familiar, que possui 30 vacas e produz, em média, entre 100 e 150 litros de leite por dia. Josiane lembra que caso de nascimento de bezerros gêmeos na propriedade já havia acontecido, mas há muito tempo.
“Há 20 anos registramos um nascimento gemelar na propriedade, mas os animais eram idênticos e do mesmo sexo. O curioso do nascimento deste fim de semana é que os bezerros são de cores e sexo diferentes”, ressalta.
O médico veterinário Diogo Vivacqua de Lima explicou que, caso de gêmeos em bovinos é raro, ainda mais em gestações normais. “Atualmente, casos de gestação gemelar tem acontecido com mais frequência por causa de medicamentos para Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), mas, em gestações naturais, as chances disso ocorrer são de 2 a 3%, apenas”, explica Diogo.
O médico ressaltou ainda que a variação de cor pode acontecer, mas em caso de nascimento de gêmeos de sexo diferentes, a fêmea, provavelmente, será infértil. “É o que chamamos de ‘freemartinismo’, ou seja, ela não terá capacidade reprodutora.
O freemartinismo em bovinos é um problema comum em casos de gestação gemelar. A condição é uma forma característica de intersexualidade resultante da gestação de fetos de sexos opostos. Isso faz com que a fêmea apresente características masculinizadas e seja estéril.
Anúncio
Anúncio