Diretores da Revista Negócio Rural vencem prêmio nacional de jornalismo
O ano está sendo de reconhecimento para os diretores da Revista Negócio Rural. As mais recentes conquistas dos jornalistas Julio Huber e Bruno Faustino foram anunciadas na última quarta-feira (06), pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que divulgou os vencedores da primeira edição do Prêmio ABDE de Jornalismo.
O concurso tem como valorizar o jornalismo profissional e qualificado, incentivando a produção de conteúdos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a universalização do crédito, políticas públicas e inovação, entre outros temas relacionados ao Sistema Nacional de Fomento (SNF).
Anúncio
Julio Huber foi o grande campeão da categoria “Texto Regional”, com a reportagem “Indicações Geográficas: produtos tradicionais e únicos são reconhecidos e incrementam a renda de pequenos negócios”. O conteúdo foi publicado no jornal impresso O Noticiário, o qual Huber é diretor. A reportagem foi publicada também no portal da Revista Negócio Rural.
Anúncio
Bruno Faustino foi o 3º colocado na categoria Áudio Nacional, com a reportagem “Carne de sol – Tradição e inovação em Montanha”, publicada no podcast do portal da Revista Negócio Rural.
Ao todo, a premiação recebeu 157 inscrições de jornalistas das cinco regiões brasileiras e 21 estados. Destes, cinco receberão a premiação em dinheiro. Cada uma das categorias também terá segundo e terceiro lugar, que recebem certificados e placas comemorativas.
Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por três profissionais renomados na área de comunicação, garantindo a imparcialidade e a excelência na avaliação dos trabalhos inscritos. Entre eles estão o presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), Jorge Duarte; a sócia-fundadora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins; e Luciano Milhomem, mestre em Comunicação e Cultura e com 20 anos de experiência em assessoria de comunicação para governos, empresas e organismos internacionais.
Os primeiros colocados selecionados pelo júri da premiação serão homenageados em uma cerimônia que ocorrerá no dia 2 de dezembro, em Brasília. Esta edição do prêmio conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
OUTRAS PREMIAÇÕES – Este ano, a dupla também já venceu outros prêmios. Julio Huber foi o campeão nas categorias Texto e Fotojornalismo do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com a reportagem “Tradições regionais preservadas e valorizadas”. Ainda este ano, a reportagem especial “Tilápias são o futuro que vem das águas” também escrita por Julio Huber, venceu a categoria Texto do Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco. O mesmo conteúdo vencedor do Prêmio ABDE também é finalista na categoria Impresso do Prêmio de Jornalismo Cooperativista, cujos vencedores serão anunciados no próximo dia 29.
No Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, Bruno Faustino venceu a categoria Áudio com o podcast: “A nova revolução pernambucana: o cooperativismo que faz a diferença”, publicado no portal da revista Negócio Rural. No Prêmio de Jornalismo Cooperativista do Espírito Santo, Faustino está na final com três conteúdos.
Na categoria Radiojornalismo concorrem os podcasts: “Diversidade, Equidade, Inclusão. Isso é Coop!” e “Sustentabilidade na Cafeicultura”. Na categoria Telejornalismo, a reportagem finalista é: “Banana também é coop”. Esse mesmo conteúdo concorre na categoria Cinegrafia, com as imagens feitas por Rodrigo Eduardo Vedoato. A reportagem foi exibida no programa Negócio Rural, da TV Tribuna/SBT.
Anúncio
Anúncio