Coocafé e NetZero negociam exportação de café produzido com Biochar para empresa Japonesa
Foto: Coocafé
A trading japonesa Marubeni assinou um acordo com a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé) e a NetZero, uma green tech francesa, para exportar para o Japão café sustentável produzido na região de Lajinha (MG) utilizando biochar da NetZero. Os dois primeiros contêineres, totalizando 880 sacas de café, ou 52,8 toneladas, foram enviados no início do mês.
Anúncio
Segundo Fukui Yoshinori, representante da Marubeni no Brasil, o biochar é uma inovação que ajudará a empresa a cumprir seu compromisso de promover a sustentabilidade no setor cafeeiro global. “Identificamos o biochar como uma tecnologia potencialmente revolucionária, capaz de lidar com as preocupações ambientais e de produtividade. Para apoiar e promover essa abordagem inovadora, a Marubeni começou a comprar café de fazendas que utilizam o biochar em suas práticas de cultivo”, afirmou Yoshinori. O executivo destacou que o objetivo é incentivar a ampla adoção do biochar na produção de café. Yoshinori também ressaltou que, apesar dos resultados promissores, mais pesquisas são necessárias sobre os efeitos do uso do biochar. “A Marubeni está monitorando de perto esses resultados e está comprometida em continuar apoiando a pesquisa e a aplicação do biochar na cafeicultura”, disse.
Anúncio
Fernando Cerqueira, Diretor-Presidente da Coocafé, informou que 40 produtores da região de Lajinha fornecerão café produzido de forma sustentável à Marubeni. “É uma nova oportunidade para a Coocafé, o que reforça nossa posição de defender os interesses dos cooperados, inclusive buscando sempre novos mercados. Tenho certeza de que este é apenas o começo de muitas outras oportunidades que podemos ter com café produzido com biochar”, afirmou Cerqueira.
Fonte: Coocafé
Anúncio
Anúncio