Convento realiza exposição de presépios de dez países
Foto: Cristian Oliveira / Assessoria de Comunicação do Convento da Penha
Os franciscanos do Convento da Penha, em Vila Velha, realizam a exposição “Presépios da Penha – Somos Peregrinos da Esperança”, com representações artísticas de diferentes países, em diversos materiais e cenários. A mostra é uma tradição no Santuário de Nossa Senhora da Penha e retrata expressões do Natal de Jesus por meio de características de lugares como Angola, Itália, Holanda e do Brasil, em múltiplas formas.
Anúncio
“Para nós é muito importante realizar uma exposição de presépios, porque foi São Francisco de Assis que criou o presépio em Greccio, na Itália, no ano de 1223, ou seja, esse ano são 801 anos dessa bonita expressão, de representação do Natal do Senhor. A exposição conta dez presépios de diferentes países. Foi um trabalho organizado e orientado pelo Frei Jorge Lázaro, que inclusive morou em Marrocos, e teve a ajuda de voluntários como o Marcos Antoniazi, Ailton Tadeu e Penha Zanão”, destaca o Guardião e Reitor do Convento, Frei Djalmo Fuck.
Anúncio
A vida franciscana é um convite para a experiência do Evangelho, que é o próprio Cristo: a Palavra encarnada na humanidade, no entanto, o Cristo pobre, humilde, servidor e crucificado. Um caminho que procura ter presente o Natal (Encarnação), a caridade (Eucaristia) e a Cruz do Senhor, são esses os “pilares” da espiritualidade deixada pelo Santo de Assis. Francisco quis representar, à vista de todos, o verdadeiro Natal, o Natal do Senhor como expressão do amor maior de Deus para com cada uma das suas criaturas. No presépio, todos têm lugar. Deus, o homem, a mulher, a criação, a vida, a alegria, o dom, a esperança, o sonho, a realização… É um sinal da criação reconciliada com o Pai.
O Papa Francisco em sua Carta Apostólica ‘Admirabile Signum’, nos aponta que “o Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrir que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele. (…) O Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé. A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, educa-nos para contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está conosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E educa para sentir que nisto está a felicidade”.
São Francisco desejou que no Natal, se recordasse, com muito respeito, a memória Daquele que nasceu em Belém e garantiu a todos a Salvação. “Com essa exposição no Convento, queremos dizer que Deus veio para todos. Deus tanto nos amou que enviou seu Filho para a nossa salvação. O Menino Jesus não veio só para alguns, Ele veio para salvação de todos, todas as línguas, em todos lugares, povos, países, situações… Perceber que Jesus nasceu para todos nos faz enxergar aquilo que o Papa Francisco fala sempre: busquemos uma fraternidade universal, porque somos peregrinos da esperança!”, afirmou Frei Jorge Lázaro, responsável pela exposição.
A mostra de presépios permanece até a celebração da Epifania do Senhor, em 6 de janeiro de 2025. A entrada é gratuita e além de fotografar, os visitantes também podem rezar diante da réplica da Imagem de Nossa Senhora da Penha e conhecer mais sobre a história do Convento da Penha e de seu fundador, Frei Pedro Palácios. A sala de exposições funciona todos os dias, de 8h às 16h30.
- Serviço
- Exposição “Presépios da Penha – Somos Peregrinos da Esperança”
Quando: Diariamente
Horário: 8h às 16h30
Local: Sala de Exposições do Convento da Penha
Fonte: Assessoria de Comunicação do Convento da Penha
Anúncio
Anúncio