Conheça os cuidados com a eletricidade em dias de chuva intensa

Foto: Freepik

Diversos municípios capixabas receberam um alerta de chuvas intensas e ventos fortes. Diante do aviso, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para cuidados que o cliente deve ter com a energia elétrica durante temporais, seja dentro de casa ou na rua. Os acidentes podem causar desde a danificação de equipamentos até ocorrências graves.

Entre as orientações está a atenção para as instalações elétricas internas da residência. Utilizar sempre materiais adequados e contar com a colaboração de profissionais devidamente treinados para o trabalho é de grande importância. Boas instalações possibilitam que os equipamentos sejam usados com segurança, evitando choques elétricos.

Ainda dentro de casa, se ocorrer variação da tensão (a luz ficar piscando, por exemplo), durante temporais com muitos raios ou se pelo barulho do trovão perceber que os raios estão caindo próximo à residência, é recomendável retirar da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis (computador, televisão, etc), e também geladeiras, evitando assim possíveis danos aos mesmos.

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“É importante lembrar que dentro das residências, se as paredes estiverem muito úmidas, deve-se evitar ficar encostado nelas e ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas nestas paredes. Excesso de umidade e eletricidade não combinam, podendo ainda causar choques e mau funcionamento de equipamentos”, destaca o gestor da EDP, Filipe Lima.

Nas ruas, em períodos de chuvas e ventos, caso se verifique que objetos (árvores, placas, entre outros) tenham caído sobre a rede elétrica e/ou fios tenham rompido, a orientação é informar imediatamente a EDP e jamais tocar na fiação.

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Tecnologia e acompanhamento

Todos os dados meteorológicos e as informações dos órgãos de Defesa Civil são acompanhados, em tempo real e 24 horas, pelo Centro de Operações Integrado (COI), que é responsável pelo monitoramento e gerenciamento do sistema de distribuição da EDP. A tecnologia é aliada para garantir a redução do impacto aos clientes, a partir de automatização que permite manobras no sistema de forma remota, em caso de necessidade.

Além disso, no mês de dezembro, a EDP iniciou o Plano Verão, que segue em vigência e conta com o reforço do quadro de equipes técnicas para os atendimentos que exigem atuação em campo nos 70 municípios do estado, garantindo qualidade no fornecimento de energia, rapidez na atuação e segurança à população, além da parceria com órgãos municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Durante o período do verão, que é marcado por temporais, no caso de elevação do nível de criticidade da operação, a Companhia atua com a priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, escolas, creches, asilos e os casos que possam oferecer risco à vida, além de clientes cadastrados que utilizam equipamento elétrico para a sobrevivência. 

No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP deve ser acionada por meio dos canais de atendimento:

  • Site: www.edp.com.br
  • Aplicativo EDP Online
  • WhatsApp: (27) 99772-2549
  • Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0707

Fonte: EDP

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