Conheça os classificados para o Prêmio “Cafés Especiais do Espírito Santo” 2024
Saiu a lista com os classificados da primeira fase do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo. Nesta etapa inicial, 20 amostras de cafés produzidos no estado foram selecionadas, sendo 10 de café arábica e 10 de conilon, após uma avaliação sensorial criteriosa.
As degustações ocorreram na última semana de outubro no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), situado na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova do Imigrante. As amostras foram avaliadas em aspectos como aroma, sabor, doçura, acidez, equilíbrio e sabor residual, por especialistas da área.
Anúncio
Os 20 finalistas vêm de várias cidades do estado, como Afonso Cláudio, Santa Teresa, Ibatiba, Brejetuba, Dores do Rio Preto, Itarana, Marechal Floriano, Domingos Martins, Mantenópolis, Venda Nova do Imigrante e Nova Venécia.
Anúncio
Até a fase final, as propriedades dos finalistas passarão por auditoria. Detalhes sobre o Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo podem ser encontrados no edital disponível no site da Seag.
AVALIAÇÃO – Os cafés disputam nas categorias Arábica e Conilon, com prêmios para as melhores amostras em Qualidade e Sustentabilidade. Nesta terceira edição, a BSCA foi contratada para validar os critérios de avaliação, trazendo ainda mais credibilidade ao processo.
As amostras foram analisadas pelo método de cupping, que segue um padrão rigoroso definido pelo mestre de torra, com avaliação feita por juízes certificados. A análise do café arábica segue os critérios do Cup of Excellence, da Alliance For Coffee Excellence (ACE), enquanto o café conilon é avaliado pelo Fine Robusta Cupping Form, do Coffee Quality Institute (CQI).
Confira a lista completa de classificados.
Fonte: Seag-ES
Anúncio
Anúncio