Começou o defeso do sururu

Foto: Marcelo Jorge Vieira 

O período de defeso do Sururu de Costão Rochoso (o Perna perna) teve início nesta sexta-feira (01). Até o dia 31 de dezembro, ficam proibidos a extração, o abastecimento dos cultivos, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do mexilhão proveniente dos estoques naturais dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Anúncio

O defeso ocorre anualmente na época reprodutiva desta espécie de sururu, presente na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas. Além da orientação e fiscalização dos catadores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, vai desenvolver uma série de ações para sensibilizar a população sobre a importância de se preservar a espécie.

Anúncio

“O defeso visa à preservação da espécie. Respeitando o período de proibição, garantimos a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

DEFESO – O defeso é assegurado na faixa costeira que vai do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. De acordo com a Lei Federal 9.605, a multa para quem for flagrado catando sururu nesse período varia de R$700,00 a R$ 100.000,00. As proibições estão expressas na Instrução Normativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nº 105, de 20 de julho de 2006.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Moradora do Norte capixaba ganha caminhão de prêmios e um carro zero em promoção nacional do Sicoob

Foto: Divulgação/Sicoob O que parecia improvável, aconteceu: em um sorteio nacional do Sicoob, ...

Operações apreendem produtos agropecuários irregulares

Ministério da Agricultura e Pecuária realizou novas ações da Operação Ronda Agro nessa ...

Associação dos Suinocultores do Espírito Santo elegem nova diretoria

Os suinocultores capixabas elegeram a diretoria da entidade estadual que representa o setor, ...

Ovos deverão ter data de validade na casa em 2025

Foto: Divulgação/Engenharia de Comunicação A partir de março de 2025, informações como dados ...

Segundo frigorífico de jacarés do Brasil é autorizado a comercializar para todo o país

Foto: Luís Bassetti O Estado de São Paulo conta com um criatório e ...