Chuva retorna com força, encerrando período seco

Os próximos dias serão marcados por uma instabilidade significativa em boa parte do Brasil, com diversos sistemas meteorológicos atuando juntos para espalhar chuva por grandes áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O destaque fica por conta de um cavado — uma área de baixa pressão alongada — que, junto a uma baixa pressão em superfície e o avanço de frentes frias, manterá as chuvas ao longo da semana. Esse cenário trará um alívio nas temperaturas, diminuindo o calor intenso em muitas regiões do país.

SULl: Após um início de setembro mais seco, a chuva volta com força na segunda metade do mês. O Rio Grande do Sul terá destaque, principalmente nas regiões oeste e norte do estado, onde os volumes de precipitação podem ultrapassar os 70 mm durante a semana, impulsionados pela atuação de uma frente fria. Em Santa Catarina e no Paraná, as chuvas serão bem distribuídas, com volumes que podem chegar a até 50 mm, especialmente no oeste catarinense e no centro-sul paranaense.

Anúncio

CENTRO-OESTE: A partir do meio da semana, a chuva finalmente chegará ao Centro-Oeste, aliviando a estiagem prolongada. Mato Grosso do Sul será o estado mais beneficiado, com acumulados de até 40 mm, especialmente na porção centro-sul. Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal também terão precipitações importantes, o que será positivo para a agricultura e os recursos hídricos da região.

Anúncio

SUDESTE: O calor ainda persistirá até meados da semana, principalmente no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No entanto, a partir de quarta-feira, as chuvas chegarão com a reorganização dos sistemas de baixa pressão. O litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo será mais afetado, com acumulados que podem ultrapassar os 60 mm, especialmente no litoral norte paulista e na capital fluminense. No interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, as chuvas serão mais moderadas, mas suficientes para aliviar a seca e melhorar as condições agrícolas, com volumes entre 20 e 30 mm.

FIM DE SEMANA: A tendência é que o tempo continue instável no final de semana, com chuvas mais intensas localmente no Sudeste e Centro-Oeste, mantendo o clima chuvoso em boa parte dessas regiões.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...

Encontro reúne 250 jovens de cooperativas mirins de todo o Espírito Santo

Foto: Sicoob Cerca de 250 jovens de 8 a 17 anos de todo ...

Agrinho 2024 teve recorde em participação de projetos e público

O Agrinho 2024 não foi apenas mais uma edição do programa; foi uma ...