Carga de laranja com documentação sanitária adulterada é destruída

A carga foi totalmente destruída e o responsável foi autuado

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, no último sábado (14), uma carga de laranja proveniente de Aguaí, na região Centro-Leste do Estado de São Paulo, com a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) adulterada. A identificação foi feita pela equipe do Posto de Fiscalização do Instituto, em Bom Jesus do Norte, na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro.

Ao consultar a PTV no sistema próprio, observou-se que a documentação era referente a um transporte de 2015, de Mogi Guaçu (SP) para o Rio de Janeiro (RJ). Segundo a equipe de fiscalização do Idaf, o infrator modificou origem, destino, numeração do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) e da PTV, além da validade do documento.

Anúncio

A Permissão de Trânsito de Vegetais é obrigatória para o trânsito interestadual de citros em geral. O documento é fundamentado por um Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), sem o qual não é possível garantir a sanidade do produto. A partir do CFO, que é emitido por um engenheiro-agrônomo habilitado, é possível saber, por exemplo, se a carga está adequada, evitando a disseminação de pragas que possam afetar as lavouras, como o Greening, por exemplo.

Anúncio

A carga foi totalmente destruída e o responsável foi autuado.

DOENÇA – O Greening é considerado a pior doença dos citros no mundo, em função da dificuldade de controle, da rápida disseminação e por ser altamente destrutiva aos pomares. A doença é caracterizada por provocar desfolha, seca e morte de ramos.

Para evitar a introdução de Greening e de outras pragas nos cultivos do Espírito Santo, o Idaf desenvolve um trabalho constante de fiscalização, seja na rotina de inspeção sanitária em propriedades rurais ou nos Postos de Fiscalização, por meio do controle do trânsito de vegetais.

FISCALIZAÇÃO – O Idaf conta com quatro postos de fiscalização localizados nas divisas com os Estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A fiscalização é realizada diariamente em veículos de transporte de cargas que entram ou saem do Estado, a fim de promover um efetivo controle fitossanitário e de epidemias agropecuárias.

Fonte: Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agrinho 2024 teve recorde em participação de projetos e público

O Agrinho 2024 não foi apenas mais uma edição do programa; foi uma ...

Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul

O Ministério da Agricultura e Pecuária reitera a qualidade e compromisso da agropecuária ...

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

Foto: Ricardo Stuckert/PR Durante o encontro bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula ...

Espírito Santo revoga Estado de Alerta sobre situação hídrica

Foto: Divulgação / Cesan Após meses de alerta, a Agerh acaba de anunciar ...

Brasil prevê recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas

Na ocasião, foi apresentado o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas O ...