Cafés do Espírito Santo e de Minas Gerais dominam a lista de finalistas do Coffee Of The Year
Foto: Marcus Desimoni/NITRO
O Espírito Santo dominou a lista dos melhores cafés canéforas do Coffee Of The Year, considerado um dos mais importantes concursos de qualidade de café do Brasil. Dos 30 finalistas na categoria Canéfora, 24 são do Espírito Santo, seguido por cinco de Rondônia e um da Bahia.
Anúncio
Já na categoria Arábica, dos 150 finalistas, 105 são cafés produzidos em Minas Gerais. O Espírito Santo segue em segundo lugar com o maior número de amostras (31). Completam a lista oito cafés de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Ceará e Paraná, cada um com dois cafés selecionados. Clique aqui e confira a lista completa com o nome dos finalistas!
Anúncio
O resultado final será conhecido no dia 10 de novembro, último dia da Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte (MG). O concurso tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras participam da SIC e são provadas por compradores.
As 15 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora) e serão degustadas pelo público. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.
Anúncio
Anúncio