Brasil e França se unem no combate à vassoura-de-bruxa da mandioca
A Embrapa e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) firmaram uma Carta de Intenções para colaborarem em pesquisas sobre o fungo patogênico Ceratobasidium theobroma, responsável pela doença conhecida como vassoura de bruxa da mandioca.
Além disso, a parceria irá fortalecer ações de gestão e controle da doença com métodos agroecológicos, por meio de projetos cooperativos. O fungo, identificado recentemente, tem causado sérios prejuízos à produção de mandioca no Amapá, afetando especialmente os sistemas alimentares dos povos indígenas em Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa.
Anúncio
O documento, assinado por Antonio Claudio Almeida de Carvalho, chefe-geral da Embrapa Amapá, e pela pesquisadora Margaux Llamas, do Cirad, destaca a necessidade de pesquisas aprofundadas para compreender a disseminação do fungo, aplicar práticas de controle e avaliar a vulnerabilidade das plantas da região. Entre as próximas ações estão estudos epidemiológicos, testes de patogenicidade, identificação de hospedeiros alternativos, e a promoção de boas práticas de manejo e diversificação de culturas para garantir a segurança alimentar.
Anúncio
A assinatura é resultado de reuniões realizadas nos dias 4 e 5 de setembro de 2024, na sede da Embrapa Amapá, onde representantes da Embrapa e do Cirad discutiram propostas de colaboração.
Fonte: Embrapa
Anúncio
Anúncio