Aumento das queimadas leva Brasil a bater recorde histórico de emissões

Foto: Freepik

As queimadas no Brasil em 2024 têm alcançado níveis alarmantes, com as emissões de carbono atingindo recordes e o número de focos de incêndio crescendo significativamente em diversas regiões. O país figura entre os mais afetados pelas emissões de carbono geradas por incêndios florestais, liberando até o momento 180 megatoneladas, próximo ao recorde de 2007. Apenas em setembro, 60 megatoneladas foram emitidas, com a maior parte dos incêndios concentrada na Amazônia e em áreas da Bolívia.

Anúncio

Os estados do Amazonas e Mato Grosso do Sul estão entre os mais prejudicados. No Amazonas, entre julho e setembro, foram emitidas 30 megatoneladas de carbono, o maior valor já registrado. Em Mato Grosso do Sul, os incêndios começaram mais cedo e já liberaram 15 megatoneladas na atmosfera, sendo 9 megatoneladas só entre julho e setembro. Até 23 de setembro, 202.102 focos de incêndio foram detectados em todo o Brasil, representando um aumento de 98% em relação ao ano anterior, o maior número dos últimos sete anos.

Anúncio

Em termos regionais, o Centro-Oeste teve 61.840 focos, um aumento de 248%, enquanto o Norte lidera com 91.858 focos, 89% a mais que 2023. O Sudeste registrou 18.377 focos, crescendo 202% em relação ao ano anterior, e o Sul, embora com menor número, teve 5.477 focos, um aumento de 32%. Apenas o Nordeste apresentou uma leve queda de 3%, com 24.550 focos. As queimadas também estão liberando partículas tóxicas, agravando os problemas respiratórios e hospitalizações, enquanto fatores como temperaturas elevadas e secas prolongadas contribuem para intensificar o cenário das queimadas no país.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...

Encontro reúne 250 jovens de cooperativas mirins de todo o Espírito Santo

Foto: Sicoob Cerca de 250 jovens de 8 a 17 anos de todo ...

Agrinho 2024 teve recorde em participação de projetos e público

O Agrinho 2024 não foi apenas mais uma edição do programa; foi uma ...