Associação Brasileira dos Produtores de Leite elege coordenação de comissão nacional
A Comissão Nacional de Queijos e Derivados Lácteos Artesanais da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), que é composta por lideranças dos queijos artesanais de todas as regiões do Brasil, se reuniu por videoconferência, no último dia 2, para eleger a nova coordenação e tratar de assuntos pertinentes à comissão.
Durante o encontro online, o diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas (DECAP/SDI), da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação da Divisão de Cadeias Produtivas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Orlando Melo de Castro, falou sobre a Instrução Normativa (IN) 73, que normatizou a Lei do Selo Arte e que poderá sofrer adequações para Lei dos Queijos Artesanais.
Anúncio
A Comissão fez um debate considerado produtivo e encaminhou sugestões para serem incorporadas na atualização da IN 73. Após esta participação do diretor do MAPA, foi realizada a eleição da nova equipe de coordenação da comissão. Os eleitos foram:
Anúncio
Coordenador: Wander Bastos – Produtor, médico veterinário, conselheiro da ABRALEITE e coordenador da Comissão de Bovinocultura da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná (Faesp).
Coordenador substituto: João Leite – Produtor, presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN) e da Associação da Associações de Produtores de Queijo de Minas Gerais (AMIQUEIJO).
1ª secretária: Heloísa Collins – Produtora de queijos de cabra no Capril do Bosque em Joanópolis-SP.
2° secretário: Osvaldo Martins de Barros Filho – Produtor de Queijo Artesanal de Alagoa-MG.
3° secretário: Romildo Albuquerque Bezerra – Produtor e presidente da Associação de Certificação do Queijo de Coalho da Região Agreste de Pernambuco.
De acordo com a Araleite, a Comissão Nacional teve papel importante e atuou por dois anos e meio na regulamentação da Lei do Selo Arte, participando de grupo de trabalho no MAPA.
“A Abraleite trabalhou muito e conseguiu a aprovação desta Lei na Câmara e no Senado, a sanção pelo presidente Temer e o decreto assinado pelo presidente Bolsonaro. Mantendo o bom exemplo dado pela ministra Tereza Cristina, de gestão participativa, o novo coordenador da Comissão da Abraleite, Wander Bastos, confirma que a equipe e seus membros têm muita coisa a fazer”, destacou, em nota, a entidade.
“Nossa comissão foi pioneira, já que se reunia por videoconferência há dois anos e meio. E foi também protagonista na implantação do Selo Arte. Agradeço a confiança de todas as lideranças queijeiras, técnicos, parlamentares, juristas, pesquisadores e o apoio incansável do presidente Geraldo Borges nessa caminhada. Desejo pleno êxito ao novo coordenador Wander Bastos, um profissional competente e entusiasta da causa”, comentou Acácio Brito, que concluiu seu mandato na coordenadoria.
O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, que participou da reunião, agradeceu e parabenizou o coordenador Acácio Brito e sua equipe, desejou muito sucesso à nova coordenação e concluiu dizendo que ainda há muito trabalho para a comissão.
“É preciso atuar para que os produtores de lácteos artesanais tenham efetivamente o Selo Arte em seus produtos. Assim será possível comercializar em todo o país e também evoluir no sentido da internacionalização dos lácteos artesanais brasileiros, que já provaram sua qualidade ao serem premiados em concursos internacionais”, destacou Geraldo.
Fonte: Abraleite
Anúncio
Anúncio