Arte na xícara: campeonatos reconhecem baristas mais criativos do Brasil

Foto: BSCA

Tiago Rocha (à esquerda), de Curitiba, foi vice-campeão; Eduardo Olímpio (centro), de São Paulo, foi o campeão e Vinicius Dias (à direita), de São Paulo, foi o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Latte Art 2025

Muito além de servir um café, os baristas têm colocado a criatividade e as habilidades à prova em concursos em todo o mundo. Os profissionais do Brasil se destacam nessa arte de produzir desenhos com leite vaporizado nas xícaras. E após três dias de disputa, Eduardo Olímpio, de São Paulo (SP), levou o título do Campeonato Brasileiro de Latte Art, e Leonardo Oliva, de Curitiba (PR), levantou o caneco do certame nacional de Coffee in Good Spirits (CIGS).

Ambas as competições, realizadas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ocorreram no Shopping OKA Floripa, em Florianópolis (SC), de 4 a 6 de abril.

LATTE ART – A competição estimula a criatividade e põe em prova a arte dos baristas brasileiros no desenho com leite vaporizado na xícara com café especial. Em sua performance, que rendeu o título, Olímpio apresentou um cavalo, um chimpanzé e um grande urso.

Anúncio

“O treino e o tempo de preparo que tive foram curtos, de aproximadamente um mês, desde quando o campeonato foi anunciado. Desde o início, já pensei em artes que são muito mais visuais, obviamente empregando técnica, para que os juízes pudessem visualizar e entender de cara quais seriam meus desenhos”, revela o campeão, que conquistou pela segunda vez a competição.

Ele conta que vem falando com muitas pessoas da cena do barismo e dos cafés especiais para honrar um pensamento antigo, que é explorar seu limite e apresentar algo novo se tivesse uma nova oportunidade de ir ao mundial. “Estou bem feliz. Tentarei algo que ainda nunca tenha feito para despertar a curiosidade. Minha expectativa, a minha meta, é mirar pelo menos uma final de mundial. Quero chegar preparado para tentar confrontar os grandes nomes do Latte Art internacional”, comenta.

Anúncio

Eduardo Olímpio foi o barista com melhor performance na arte de desenhar com leite vaporizado no café especial

Segundo Olímpio, a realização dos campeonatos de barismo por BSCA e ApexBrasil são de extrema importância para promoverem os baristas brasileiros. “Os campeonatos ajudam muito a promover a profissão. Os baristas ficam conhecidos nas cenas nacional e internacional, passam a ser patrocinados por marcas do setor. Desde quando venci meu primeiro campeonato, senti que a minha vida mudou”, afirma.

Além do campeão, o Campeonato Brasileiro de Latte Art 2025 teve Tiago Rocha, de Curitiba, como vice-campeão, e Vinicius Dias, de São Paulo, completando o pódio. Com o título, Eduardo Olímpio reforça seu passaporte como embaixador dos cafés especiais e dos baristas brasileiros e disputará a competição mundial da categoria, em Genebra, na Suíça, entre 26 e 28 de junho de 2025.

COFFEE IN GOOD SPIRITS – A competição nacional de CIGS atesta a habilidade de “mixologista” dos baristas, que precisam apresentar duas bebidas quentes idênticas e outras duas bebidas frias, também semelhantes, para valorizar o preparo de drinks alcoólicos tendo o café especial como base.

O novo campeão Leonardo Oliva conta que começou a se preparar por volta de julho do ano passado, depois de ter conquistado o terceiro lugar desse mesmo campeonato. “Passei a buscar ideias e tive um insight de falar sobre cachaça e café, duas bebidas que tenho um apreço muito grande”, conta.

Foto: Dargel Rodrigues

Leonardo Oliva foi o campeão no Coffee in Good Spirits

Os coquetéis que apresentou e renderam o título da competição representavam algumas das etapas do processo de produção da cachaça, como colheita, fermentação e destilação. Para dar equilíbrio aos drinks, ele utilizou ingredientes como caldo e melaço de cana-de-açúcar, hidromel feito de casca de café, vinho fortificado espanhol, CO2 para gaseificação de uma das bebidas, blend de cachaças envelhecidas em carvalho americano e em jequitibá, cajuína destilada a frio, ácido lático, uísque e, claro, café especial brasileiro.

Assim como o campeão de Latte Art, Oliva destaca o importante papel dos organizadores dos campeonatos brasileiros no cenário do barismo. “Com a BSCA e a ApexBrasil sempre realizando campeonatos como este, de altíssimo patamar nacional, conseguimos aumentar o nível dos competidores e dos profissionais como um todo, pois mesmo os baristas que não competem tomam como inspiração aqueles que estão na competição. Promover campeonatos e eventos como este fortalece muito a cena do barismo brasileiro, fazendo com que as pessoas busquem cada vez mais conhecimento e tenham sede de aprender e provar coisas diferentes”, enaltece.

Daniel Munari, de Curitiba (à esquerda), foi o vice-campeão; Leonardo (ao centro) foi o campeão e Emerson Nascimento (à direita) foi o 3º colocado no Coffee in Good Spirits

Além do vencedor, o Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits teve o pódio completado pelo vice-campeão, Daniel Munari, de Curitiba, e pelo terceiro colocado Emerson Nascimento, do Rio de Janeiro (RJ). Com o título, Oliva é mais um embaixador do barismo e dos cafés especiais do Brasil pelo mundo e, de 26 a 28 de junho, se juntará a Eduardo Olímpio, em Genebra, para disputar o mundial da sua categoria.

“Confesso que ainda está caindo a ficha. Não pensei muito sobre expectativas, só estou focado em polir tudo o que preciso nas minhas receitas e na minha apresentação, melhorar o máximo possível e corrigir o que for necessário. Comecei a conversar com muitas pessoas, já no dia seguinte à conquista, para saber que caminhos posso seguir e quais coisas fazer… acho que o Brasil será muito bem representado. Sei o empenho que estou tendo e o esforço que estou empregando para representar todos os baristas brasileiros”, conclui.

Os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits tiveram como anfitriã a Ranan Treinamentos e Cursos. O café oficial foi o Brasitália, o leite da competição foi o Nude e o maquinário oficial veio da Astoria. Os eventos tiveram apoio do Shopping OKA Floripa, Bijajica, Cumbuca, Impomac, Liqda e Café Cultura. O apoio técnico veio da Achega Café e o de mídia da Revista Espresso.

CAMPEONATOS – Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

Fonte: BSCA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES sedia festival nacional da pimenta-rosa e fortalece produção com IG

Foto: Freepik O Espírito Santo, maior produtor e exportador de pimenta-rosa do Brasil, ...

Consumo de café solúvel cresce 6,2% no Brasil em 2025 e exportações disparam

Foto: Freepik O café solúvel está ganhando espaço na rotina do brasileiro. Só ...

Brasil amplia exportações para o Peru com novo mercado de óleo de aves para nutrição animal

O Brasil acaba de conquistar mais uma importante abertura de mercado para o ...

Sicoob/ES libera mais de R$ 3,3 milhões no Crédito do Trabalhador em menos de um mês

Foto: Divulgação Em menos de um mês, o Sicoob/ES já realizou 330 operações ...

Mais de 30 toneladas de arroz e feijão são apreendidas por apresentar disparidade de tipo

Foto: Mapa Com rótulos apresentando um tipo superior ao real, foram apreendidas 32 ...