Aplicativo divulga os pontos de oferta de soros antivenenos

Foto: Pixabay

O portal Painel Vacina e Confia, do Governo do Estado, agora conta com um aplicativo para a divulgação de pontos de oferta de soros antivenenos. A ferramenta foi desenvolvida por residentes do Programa de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), realizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). 

Anúncio

O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso da população às informações relacionadas à disponibilidade dos soros antivenenos no território capixaba, permitindo a identificação dos pontos de ofertas mais próximos da residência de quem demandar o serviço. Na ferramenta, é possível encontrar informações sobre os locais de acesso aos soros escorpiônico (escorpião); antibotrópico, antielapídico, anticrotálico, antilaquético (cobras); e antiaracnídico (aranhas e escorpião).  

Anúncio

Os soros são distribuídos pela Central Estadual de Rede de Frio, do Programa Estadual de Imunizações da Sesa, a partir da análise epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos realizada pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES). Em seguida, são disponibilizadas informações dos pontos de referência localizados na maioria das cidades do Estado. 

“A ideia surgiu a partir do Projeto Aplicativo, desenvolvido pelo nosso grupo da residência em Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde. Utilizando matrizes de priorização e de viabilidade, escolhemos a temática de soros antivenenos por ser um agravo de relevância no Estado”, pontuou a residente Jórnie Cezana.

De janeiro a setembro deste ano, o Espírito Santo registrou 4.661 mil acidentes com animais peçonhentos, entre escorpiões, cobras, aranhas e lagartas. “Esses dados indicam a relevância da iniciativa desenvolvidas pelos residentes e que também vai ao encontro da importância da assistência rápida ao usuário”, ressaltou a preceptora Danielle Grillo.

“Há a necessidade de aprimorar a qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS, com relação à divulgação das informações dos pontos de oferta dos soros antivenenos para casos de acidentes por animais peçonhentos, uma vez que o tempo entre o acidente e o atendimento do cidadão é fundamental para o prognóstico”, acrescentou Danielle Grillo.

O acesso às informações no portal Painel Vacina e Confia está disponível em “Salas de vacina, pontos de testagens e pontos de oferta soro antiveneno”. Ao deslizar o cursor para baixo, é possível realizar uma pesquisa por cidade e também por tipo de soro (cobra, aranha, escorpião e lagarta). 

Participaram do desenvolvimento da ferramenta o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES) e o Programa Estadual de Imunização (PEI). Os residentes do ICEPi responsáveis pelo projeto são Daniela Guzmán, Diovana Zacchi Pinão, Fabiana Marques, Francine Euzébio, Jórnie Cezana, Paola Jandrey, orientadas pela tutora Sônya Corrêa e pela preceptora Danielle Grillo.

O ICEPi possui programas de Residências Multiprofissionais e Residências Médicas. Os programas visam a promover competências técnicas e capacitar os profissionais para atuar na promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde do indivíduo e das comunidades. 

Fonte: Governo do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Exportação do agro bate recorde e chega a 300 mercados globais

Foto: Envato Além das exportações tradicionais de carnes e grãos, itens como embriões, ...

Mitos e verdades sobre a irrigação: conheça a realidade do gotejamento

Foto: Envato Entenda as principais dúvidas sobre o sistema de irrigação mais eficiente ...

Desafios futuros e mudanças polêmicas preocupam produtores de tomate

Foto: Freepik A safra de tomate industrial de 2024 fechou com uma produção ...

Filhote de jacaré é resgatado em casa da área urbana de cidade capixaba

Moradores de uma casa localizada em Maringá, próximo ao bairro Civit, na Serra, ...

Produtores do Espírito Santo buscam tomate híbrido para lavouras

Foto: Divulgação Classificação é sinônimo de colheita de qualidade premium, refletindo boas práticas ...