Antigas pinturas rupestres despertam mistérios gravados na pedra em parque nacional do Brasil

Foto: Parquetur/Divulgação

Uma descoberta arqueológica surpreendente está reescrevendo a história da ocupação humana no Brasil. Em uma altitude de 2.350 metros, no recém-nomeado Sítio Arqueológico Agulhas Negras, pinturas rupestres milenares foram identificadas por Andrés Conquista, supervisor da Parquetur – concessionária responsável pela administração do Parque Nacional do Itatiaia.

Anúncio

Ele compartilhou sua empolgação com a descoberta. “Eu me senti imensamente feliz com o que encontrei, sabendo que milhares de visitantes e pesquisadores já passaram por aqui sem se darem conta de que a história estava gravada nessas pedras”, disse.

Anúncio

Os registros apresentam formas geométricas, zoomorfas e bicromia, com predominância de tons de vermelho e amarelo-alaranjado. Um dos desenhos se destaca pela semelhança com a silhueta de um lagarto visto de cima, evocando traços que lembram a Tradição São Francisco, característica de regiões entre Minas Gerais e Bahia. Se confirmada essa relação, este achado se tornaria o registro mais ao sul dessa tradição, ampliando as evidências das conexões culturais entre diferentes povos.

Pedro Cleto, diretor executivo da Parquetur, ressalta que a descoberta reforça a importância da conservação do Itatiaia. “Não só como uma reserva natural, mas como um portal para compreendermos a história das civilizações que habitaram essa região”, afirma.

A data exata das pinturas ainda não foi determinada, mas as análises estão sendo conduzidas por especialistas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Enquanto os especialistas conduzem as análises para datar as pinturas, o acesso ao sítio permanece restrito para garantir a preservação desse valioso patrimônio.

Felipe Cruz Mendonça, chefe do Parque Nacional do Itatiaia/ICMBio, conclui que a preservação desse legado é essencial para desvendar os mistérios das antigas ocupações humanas e fortalecer a compreensão das culturas que moldaram o passado.

Esta descoberta milenar, envolta em mistério e beleza, promete revelar novas histórias sobre as raízes do povo brasileiro, despertando o interesse tanto de pesquisadores quanto de visitantes para os segredos ainda ocultos na rocha.

Fonte: Parquetur

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Coordenador do Senar-ES é reconhecido com prêmio nacional de excelência na Assistência Técnica e Gerencial

O capixaba Vinicius Maline Tavares, coordenador da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do ...

Turismo rural de experiência no Espírito Santo oferece vivências autênticas no campo

Joelma Kuster exibe os morangos da propriedade da família em Forno Grande, em ...

Tecnoshow COMIGO 2025 começa com lançamentos para o agro

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, a Tecnoshow COMIGO 2025 abre oficialmente ...

Páscoa pomerana transforma Santa Maria de Jetibá com ovos gigantes e 15 mil casquinhas coloridas

A Capital do Ovo ficou ainda mais encantadora nesta Páscoa. Santa Maria de ...

ES e Banco Mundial iniciam ações do Programa Águas e Paisagem II

Servidores públicos capixabas participaram de um workshop promovido pela Secretaria do Meio Ambiente ...