Alerta de perigo: chuva intensa para o Espírito Santo até a noite desta terça-feira (29)
Foto: Reprodução
Julio Huber
Anúncio
Praticamente todos os municípios do Espírito Santo estão com alertas de chuva intensa até a noite desta terça-feira (29). Dois avisos meteorológicos foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta está em vigor de 19h desta segunda-feira (28) até as 18 de terça.
Anúncio
No alerta de perigo, de cor laranja, 46 municípios (veja a lista abaixo), principalmente das regiões Sul, Serrana e Metropolitana do Estado estão em risco de chuvas que podem chegar a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros em um dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas cidades que estão no inseridos no alerta.
O Inmet orienta para que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo e observem alteração nas encostas. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante os temporais. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informa o Institutos.
No alerta amarelo, de perigo potencial, tem o mesmo período de validade. Nesse alerta, estão inseridos os municípios da região central do Estado e todo o Norte e Noroeste, até a divisa com a Bahia, envolvendo 32 municípios (veja a lista abaixo). A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis.
CEMADEN – Outro alerta vem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que classifica como “moderada” a possibilidade de eventos hidrológicos no Estado do Espírito Santo, devido à previsão de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, favorecendo a ocorrência de enxurradas urbanas, alagamentos pontuais em áreas baixas e inundações em pequenas bacias, especialmente em regiões densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo.
O Cemaden também classifica como “moderada” a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa no centro-sul do Espírito Santo, onde, segundo o órgão, a presença de áreas de alta suscetibilidade, os acumulados moderados nas últimas 48 horas e a previsão de chuva moderada ao longo do dia, com possibilidade de pancadas fortes, configuram um cenário propício para deslizamentos pontuais de terra em encostas.
Municípios em Risco Laranja:
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Aracruz
- Atílio Vivácqua
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Fundão
- Guaçuí
- Guarapari
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Itarana
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Laranja da Terra
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São José do Calçado
- Serra
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
Municípios em Risco Amarelo:
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alto Rio Novo
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Boa Esperança
- Colatina
- Conceição da Barra
- Ecoporanga
- Governador Lindenberg
- Ibiraçu
- Itaguaçu
- Jaguaré
- João Neiva
- Linhares
- Mantenópolis
- Marilândia
- Montanha
- Mucurici
- Nova Venécia
- Pancas
- Pedro Canário
- Pinheiros
- Ponto Belo
- Rio Bananal
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- São Roque do Canaã
- Sooretama
- Vila Pavão
- Vila Valério
Anúncio
Anúncio