Agricultores de Anchieta apostam na diversificação da produção
Foto: Paula Ferreira
O projeto Arranjos Produtivos, liderado pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), promoveu, na última sexta-feira (25), a entrega de oito mil mudas de pupunha, cinco mil de maracujá e três mil de mandioca aos agricultores familiares de Anchieta, no evento realizado na Escola Familiar Agrícola de Olivânia. A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar na região, com foco na diversificação das produções.
Anúncio
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), destacou a importância de cada fase do projeto, enfatizando que a essência do trabalho está na transmissão de conhecimentos e técnicas de manejo aos produtores. “O principal ativo aqui não são apenas as mudas, o calcário ou as estufas, como fizemos em Colatina com a produção de morangos. O que realmente importa é o conhecimento transmitido por nossos técnicos, um aprendizado que será passado de geração em geração, criando um legado de valor duradouro”, explicou.
Anúncio
A escolha das mudas de pupunha, maracujá e mandioca foi feita pelos próprios produtores, que priorizaram espécies adaptadas ao clima da região. Segundo Dario Meriguete, técnico do projeto, a pupunha, por exemplo, se adapta bem a áreas úmidas, aproveitando terrenos onde outras culturas poderiam não prosperar. Além disso, a pupunha e o maracujá são amplamente usados na agroindústria local, na produção de polpas e conservas, respectivamente.
Entre os beneficiados, o agricultor Silvio José Trindade Alvin está preparando sua propriedade para o plantio e compartilhou sua empolgação. “Essa iniciativa é maravilhosa, incentivando o pequeno produtor a diversificar suas culturas. Com o apoio da prefeitura e da Assembleia, essa mudança se torna mais viável, afastando-nos da monocultura e abrindo portas para uma agricultura mais variada e sustentável”, celebrou.
A cerimônia contou com a presença de produtores locais, alunos e diretores da Escola Familiar Agrícola, representantes do Incaper e do Ifes, técnicos do projeto, além de figuras locais como a secretária Joelma Costalonga, o presidente da Câmara dos Vereadores, Renan Delfino (PP), e o prefeito eleito de Anchieta, Léo Português (PSB). Ao final, o presidente convidou todos para a “Feira da Agroindústria – Raízes do Campo”, que ocorrerá de 5 a 8 de novembro na Assembleia, com palestras, oficinas e cursos gratuitos que visam promover o desenvolvimento sustentável e valorizar a agroindústria capixaba.
PROJETO – Iniciado em 2023, o projeto Arranjos Produtivos é uma parceria entre a Casa dos Municípios da Ales, o governo do Estado, prefeituras e instituições como Senai, Incaper e Sebrae, com apoio financeiro da Aderes. O projeto se divide em etapas: primeiro, seminários e palestras teóricas; em seguida, o Dia de Campo, com orientações práticas nas plantações, e, atualmente, a entrega de mudas e o acompanhamento técnico aos agricultores capixabas.
Fonte: Ales
Anúncio
Anúncio