Abril Verde destaca saúde dos trabalhadores rurais no Espírito Santo
Foto: Freepik

Durante o Abril Verde, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) intensifica as ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, com foco especial na saúde dos trabalhadores rurais. Em 2024, dos 11.803 acidentes de trabalho notificados no Estado, 14% envolveram esse público.
Anúncio
Segundo o Nevisat, os trabalhadores rurais também lideram as estatísticas de agravos como acidentes com animais peçonhentos (63%), intoxicações exógenas (47%), câncer relacionado ao trabalho (87%) e dermatoses ocupacionais (85%).
Anúncio
A programação do mês inclui o III Simpósio Capixaba de Saúde do Trabalhador, no dia 30, com o tema “Mudanças Climáticas e a Saúde dos Trabalhadores Rurais”, além de webinários nos dias 9, 16 e 23 de abril. A Sesa também promoverá ações presenciais em Colatina e Venda Nova do Imigrante, com apoio de parceiros como TRT-ES, MPT-ES e Fundacentro.
O aumento de 42% nas notificações de acidentes em relação a 2023 reflete maior sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde. Entre os agravos mais comuns estão acidentes de trabalho, com animais peçonhentos e com material biológico, além de intoxicações e câncer ocupacional. A maioria das vítimas tem entre 20 e 49 anos, e os homens representam 75,6% dos casos.
As ocupações com maior número de acidentes são: trabalhador volante da agricultura, pedreiro e técnico de enfermagem.
Fonte: Sesa
Anúncio
Anúncio