29º ENCAFÉ reunirá a indústria cafeeira em Alagoas e celebrará os 50 anos da ABIC
Foto: Freepik
Até o dia 19 de novembro, os grandes nomes do segmento cafeeiro irão se reunir em Alagoas para o 29º Encontro Nacional da Indústria de Café (ENCAFÉ), considerado um dos mais relevantes eventos anuais do mercado de café do Brasil, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e com patrocínio do SEBRAE. Durante cinco dias, o hotel Vila Galé Alagoas, localizado na Barra de Santo Antônio, a apenas 40 km da capital Maceió, será palco de discussões sobre o futuro do segmento, análises de mercado, muito networking e, ainda, receberá a etapa final do 1º Campeonato Brasileiro de Blends de Café.
Anúncio
O evento contará com palestras exclusivas, workshops, exposições históricas e degustações, bem como com a participação de produtores, torrefadores, baristas, compradores, exportadores e outros profissionais do setor cafeeiro. Autoridades governamentais e representantes de instituições de pesquisa e ensino relacionadas ao café também estarão presentes. Dentre eles: Carlos Fávaro, Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária Alice Beltrão, Secretária de Estado de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Alagoas; José Carlos Lyra de Andrade, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e vice-presidente da CNI; Luciano Ribeiro, Superintendente de Negócios da SICOOB; Jefferson Piccini de Lima Silva, Banco do Brasil; Silas Brasileiro, Presidente Executivo do Conselho Nacional do Café (CNC); Fábio Sato, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS); Márcio Cândido Ferreira, Presidente do Conselho Deliberativo do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ); Wilson Vaz de Araujo, Secretário Adjunto de Política Agrícola do MAPA; Silvio Farnese, Diretor de Comercialização da Secretária de Política Agrícola do MAPA; Carmen Lúcia de Souza, Analista Técnico Responsável pelo Segmento de Café do SEBRAE Nacional; Antônio Fernando Guerra, Chefe Geral da EMBRAPA Café; Marcos Antônio Matos, Diretor Geral do CECAFÉ; Vinicius Estrela, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA); Franscisco Sergio de Assis, Presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo; e Aguinaldo José De Lima, Diretor de Relações Institucionais da ABICS.
Anúncio
Em sua 29a edição, o ENCAFÉ celebrará os 50 anos da ABIC, homenageando toda a sua trajetória repleta de conquistas para a indústria nacional e para toda a cadeia produtiva.
NEUTRO EM EMISSÕES DE CARBONO – Seguindo um dos pilares mais importantes da ABIC, a sustentabilidade, a edição de 2023 do ENCAFÉ será neutra em emissão de carbono. O projeto será encabeçado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Por meio da Reservas Votorantim, a Companhia irá compensar as emissões de carbono geradas pelo evento, realizando o plantio de mudas de árvores no Legado Verdes do Cerrado, reserva privada de propriedade da CBA com 32 mil hectares e localizada em Niquelândia (GO).
Após a conclusão do evento, as equipes técnicas responsáveis irão calcular as emissões geradas e, a partir disso, será definida a quantidade de mudas necessárias para neutralizar as emissões. As mudas plantadas serão de espécies nativas do bioma e irão compor um corredor ecológico, visando facilitar o deslocamento da fauna local. O carbono estocado com o plantio das árvores desempenha um papel importante na redução das emissões de gases do efeito estufa, enquanto colabora para a conservação e recuperação do Cerrado brasileiro.
Fonte: Usina da Comunicação
Anúncio
Anúncio